sexta-feira, 25 de setembro de 2020

O primeiro clube de remo do Brasil

 Por Ricardo Chaves

Fotografia: Autor desconhecido, década de 1930 (?). Acervo do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo.

Descrição da imagem: Fotografia formato paisagem em preto e branco. Cais do porto. À esquerda, armazéns e várias pessoas com roupas de frio e chapéus à margem do Guaíba. Na água, muitos barcos de regata. Ao fundo navio atracado no porto. 

No dia 21 de novembro de 1888 foi fundado, por um grupo de jovens de famílias de imigrantes alemães, aquele que é considerado o primeiro clube de remo do Brasil, o Ruder Club Porto Alegre (Clube de Regatas Porto Alegre). Do grupo inicial fazia parte Alberto Bins, que viria a ser prefeito da capital anos depois.

Para dar início à prática, foram importados dois barcos da Alemanha, gigs de quatro e seis remos, comprados com dinheiro emprestado pela mãe de Alberto Bins. A primeira sede do grupo ficava às margens do Guaíba, próximo à praça da Alfândega. Quatro anos depois seria criado um segundo clube de remo, o Ruder-Verein Germania.

Em 1894 é formado o “Comitê de Regatas”, com a finalidade de incentivar a prática do esporte por meio de competições abertas ao público. A primeira regata teve a participação dos dois clubes, o Ruder Club Porto Alegre e o Ruder-Verein Germania. Tratou-se de grande acontecimento na cidade, com uma distância percorrida de 1.800 metros, com saída na estação de bondes em Navegantes e a chegada no trapiche do Germânia.

Em 1903 um grupo de luso-brasileiros criou seu próprio clube, o Clube de Regatas Almirante Tamandaré, que tinha o diferencial de ter o português como língua de comando e instruções de navegação, ao contrário do que nos acontecia outros clubes, onde o idioma oficial era o alemão.

Em 1917, em consequência da entrada do Brasil na guerra contra os impérios centrais da Áustría-Hungria e Alemanha, os nomes dos clubes são nacionalizados, passando a se chamar, o mais antigo, Clube de Remo Porto Alegre e Clube de Regatas Guahyba (antigo Ruder-Verein Germania). Os dois clubes iriam se fundir em 1936, recebendo o nome de Clube de Regatas Guaíba-Porto Alegre, que ficou conhecido pela sigla GPA. O auge do novo clube foi entre as décadas de 1940 e 1960. Atualmente a sede do GPA fica na rua João Moreira Maciel, 470, bairro Marcílio Dias.

Referências:

CHAVES, Ricardo. Clube de remo mais antigo do Brasil é revitalizado para exposição. Publicado em Zero Hora em 02/10/2019. 

Clube de Regatas Almirante Barroso. A história do Remo em Porto Alegre. 

(Do blog Amigos do Patrimônio Histórico, postado por Ricardo Eckert)


Nenhum comentário:

Postar um comentário