quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Uma história de sonoplastia

 Tiros de misericórdia

 Zé Victor Castiel

                                              Meme Meneghetti 

(...)

Seu nome era José Guilherme Meneghetti, que todos da classe teatral conheciam por Meme Meneghetti. Foi um grande ator e era também igualmente músico.

Muitos ainda lembram daquele cara baixinho e gordo, de barba enorme, sempre de bombachas e alpargatas, transitando feliz pelas ruas do Bom Fim. Morava na Travessa Cauduro e dali saía somente para duas coisas: trabalhar ou fazer farra, não necessariamente nessa ordem.

Recordo-me de uma história hilariante dele. Meme fazia um espetáculo em que, lá pelas tantas, levava dois tiros e morria em cena. Numa das apresentações, no entanto, o operador de som ficou distraído com a confecção de um cigarrinho “caseiro” e esqueceu de apertar o botão que acionava a sonoplastia dos dois tiros.

Meme, desesperado, improvisou um autoestrangulamento e desabou “morto” no palco. Somente então o sonoplasta deu-se conta do erro e tardiamente os dois tiros foram ouvidos em cena. Meme, que jamais deixaria que a plateia percebesse o erro, movimentou o corpo novamente e com voz desfalecida balbuciou: “Covarde, dois tiros de misericórdia...”

(...)

                   (No jornal Zero Hora. 10 de setembro de 2020)

Sonoplastia é o processo de gravação, obtenção, manipulação e criação de elementos de áudio. Esta técnica é uma parte fundamental em áreas como o cinema, televisão, teatro, espetáculos ao vivo, sound art, pós-produção e desenvolvimento de videojogos. Habitualmente, a sonoplastia recorre a som e a música previamente gravados, mas em alguns caso pode recorrer à composição e à gravação de forma a produzir determinado efeito ou ambiente. Assim um sonoplasta precisa de desenvolver um largo conhecimento em técnicas aprofundadas de gravação, mistura e efeitos especiais de forma a criar sons únicos e interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário