quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Os caranguejos

 

Um turista passeava pela praia e encontrou um catador de caranguejos. Ele observou que os caranguejos eram colocados num balde sem tampa, e perguntou ao catador:

− Você não tem medo de perder os caranguejos enquanto você cata outros?

− Não, ao tentar sair do balde, um caranguejo puxa o outro para baixo.

Esta é a “mentalidade de caranguejo”, expressão muito comum em muitos lugares do mundo. Ela expressa o pensamento de “se eu não posso tê-lo, mais ninguém o poderá”. É, pois, uma metáfora que descreve bem um determinado comportamento tipicamente humano, onde elementos de um grupo irão tentar “puxar para baixo” (negar ou diminuir a importância de) qualquer outro membro que alcance maior sucesso que eles, quer seja por sentimentos de inveja, de conspiração ou de competição. É por tudo isso uma metáfora que assenta que nem uma luva àquilo que se alguém quiser fazer alguma de útil, sempre terá alguém puxando a ideia para uma direção contrária.

Portanto, mentalidade de caranguejo, também conhecida como mentalidade de caranguejos em um balde, é uma maneira de pensar sintetizada pela frase “se eu não posso tê-lo, você também não”. A metáfora surge de um padrão comportamental observado nos caranguejos presos num balde. Embora alguns caranguejos sejam capazes de escapar facilmente, um caranguejo, em tentativa de fuga, é puxado de volta para o balde pelos outros, garantindo a morte coletiva do grupo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário