segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Clube da Guria

 Por Ricardo Chaves

A cantora Elis Regina com o radialista Ary Rêgo, apresentador do programa “Clube do Guri”, que marcou época no Estado ente agosto de 1950 a julho de 1966; A atração, que ia ao ar pela Rádio Farroupilha, abria o microfone para crianças e adolescentes, e um dos destaques foi Elis, que começou a se apresentar em 1957, aos 12 anos de idade.

(...)

Clube do Guri foi levado ao ar durante 16 anos (entre 1950 a 1966), nas manhãs de domingo, pelas ondas da Rádio Farroupilha. Nos seus primeiros meses, a nova atração foi chamada de Clube do Papai Noel, mas, logo depois, com patrocínio da Fábrica Neugebauer, o nome mudou para Clube do Guri, referência a um dos produtos da empresa, o achocolatado Guri.

Transmitido ao vivo (primeiro, da sede emissora na Rua Duque de Caxias; depois, a partir do incêndio que destruiu o prédio em 1954*, do auditório localizado num casarão da Rua Siqueira Campos)**, era um programa musical em que crianças e adolescentes de cinco a 15 anos se apresentavam cantando, tocando algum instrumento ou declamando. Na maioria das vezes, cantoras e cantores mirins interpretavam os sucessos de artistas famosos como Ângela Maria, Cauby Peixoto ou Nelson Gonçalves. Os participantes se apresentavam sempre acompanhados pelo pianista Ruy Silva e pelo Regional da Rádio Farroupilha (foto abaixo).

Um incidente ocorrido nos bastidores do palco daquele auditório quase alterou a configuração da constelação das grandes estrelas da música brasileira. Em 1957, uma menina de 12 anos, que havia sido aprovada na pré-seleção realizada na véspera, chegou de roupa nova para cantar o samba-canção Lábios de Mel. Porém, uma prosaica hemorragia nasal acabou por manchar o vestido dela, além de causar-lhe um constrangimento tal, que a candidata a cantora simplesmente desapareceu.

(...) Quase dois meses depois, Ary Rêgo ao entrar na Casa Sloper para comprar um presente de Dia das Mães para sua mulher, foi reconhecido por um das balconistas, que relatou-lhe o desastre sucedido com uma sobrinha quando esta estava prestes a se apresentar. Então, o radialista persuadiu a tia a aconselhar a sobrinha a voltar, pedindo que não atribuísse maior importância ao fato. Felizmente, foi o que aconteceu. A menina, chamada Elis Regina, voltou para ser, dali em diante, uma das principais cantoras da história da música popular brasileira.

Foi pelo rádio, numa edição extra de um noticioso do dia 19 de janeiro de 1982, que Ary ficou sabendo, para sua tristeza, da morte de Elis.

(Do Almanaque Gaúcho de Zero Hora)

*   As dependências da Rádio Farroupilha foram incendiadas no dia 24 de agosto de 1954, em represália à morte de Getúlio Vargas.

** O último auditório da Rádio Farroupilha estava situada na Rua Siqueira Campos, defronte a uma paineira, que está lá até hoje, chamada de a paineira do Bromberg, tombada pelo município.

Faleceu, na última quinta-feira (20.09.2007), aos 89 anos − cinco dias antes de seu aniversário, em Porto Alegre (RS), o radialista gaúcho Ary Rêgo. Conhecido pelo programa “Clube do Guri”, que revelou a cantora Elis Regina, morreu vítima de câncer no aparelho digestivo.

Sua carreia, iniciada em 1942 quando ingressou na Rádio Pelotense, foi bastante tranquila. Após sua inserção na rádio, assumiu mais tarde a direção da programação e, cinco anos depois, passou a atuar como locutor na Rádio Farroupilha, depois apresentador do Clube do Guri.

P.S. Eu, responsável por este blog, nasci no mesmo ano em que nasceu Elis Regina Carvalho Costa, nascida em 17 de março de 1945, e eu, em setembro do mesmo ano. Fui, aos 13 anos, ao programa “Clube do Guri”, apresentado todos os domingos das 10 às 12 horas no auditório da Rádio Farroupilha, com entrada gratuita para a garotada. A Fábrica Neugebauer dava envelopes com chocolate em pó para a meninada da plateia.

NSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário