segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Vacinas obrigatórias

 Confira o calendário de imunização para crianças 

de zero a nove anos

BCG

→ Sigla de Bacilo Calmette-Guérin, a vacina previne tipos graves de tuberculose.

Imunização: por meio de injeção, ao nascer, e em dose única.

Hepatite B

→ Vacina contra a doença viral homônima, que compromete o fígado. Em 2018, a hepatite B representou cerca de um terço dos casos registrados no país.

Imunização: três doses: aos nascer, aos dois meses e aos quatro meses de vida da criança. A segunda e terceira dose estão incluídas na vacina pentavalente.

Tríplice viral

Imunização: uma injeção após um ano de vida e reforço aos 15 meses, com a vacina tetraviral, que também imuniza contra catapora. 

Poliomielite

→ Previne a contaminação pelo polivírus, que causa a paralisia infantil. Há 31 anos não é registrado caso da doença contraído no Brasil.

Imunização: na primeira etapa, são três injeções, aos dois, quatro e seis meses de vida. A segunda etapa é por via oral (a gotinha), aos 15 meses e após a criança fazer quatro anos.

Hepatite A

→ Previne contra hepatite A, considerada uma versão benigna da doença, que causa mal-estar e complicações gastrointestinais.

Imunização: dose única, por meio de injeção, aos 15 meses de vida.

Rotavírus

→ Previne contra um dos principais causadores de diarreias graves, perigosas especialmente para crianças até os cinco anos.

Imunização: aplicada, por via oral, em duas doses: aos dois e aos quatro meses de vida.

Meningocócica C

→ Protege contra bactérias meningococo, causadora da meningite meningocócica ou bacteriana, forma mais agressiva da doença que provoca a inflamação da membrana que recobre o cérebro e pode ter sequelas irreversíveis. Há cinco tipos. No Brasil, a mais presente é o C, seguido por B, W e Y. O tipo A não ocorre no país.

Imunização: aplicada em duas doses: aos três e aos cinco meses. Deve ser dada uma dose de reforço após completar um ano de vida.

Pentavalente

→ Serve para imunizar contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae B.

Imunização: aplicada, por meio de injeção, em três doses: no segundo, quarto e sexto mês de vida dos bebês. Depois, são mais duas doses e reforço contra difteria, tétano e coqueluche, a DTP, aos 15 meses e após completar quatro anos.

Pneumocócica 10 valente

→ Protege de doenças causadas por bactérias da família dos pneumococos. As mais conhecidas são pneumonia e meningite, além de infecções como rinite, otite e sinusite.

Imunização: aos dois e aos quatro meses, com reforço aos 12 meses.

HPV

→ Contra o papiloma vírus humano (HPV), doença sexualmente transmissível que causa verrugas nas regiões genitais e pode evoluir para câncer.

Imunização: a partir dos nove anos nas meninas e dos 11 nos meninos, são aplicadas duas doses, com intervalo de seis meses.

Febre amarela

→ Protege contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Imunização: é aplicada por meio de injeção, em dose única, aos noves meses de idade. Pode ser reforçada aos quatro anos.

           (Do caderno Vida, de Zero Hora, setembro de 2020)

Calendário de Vacinação para idosos


Influenza (gripe) → Dose única anual. Gratuitas nas UBS para maiores de 55 anos.

Pneumocócicas (VPC13) e (VPP23) → Iniciar com uma dose da VPC13 seguida de uma dose de VPP23 seis a 12 meses depois, e uma segunda dose de VPP23 cinco anos após a primeira. Só nas clínicas privadas de vacinação.

Herpes zoster → Uma dose. Só nas clínicas privadas de vacinação.

Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (difteria, tétano e coqueluche) – dTpa ou dTpa-VIP Dupla adulto (difteria e tétano) – dT → Atualizar dTpa independente de intervalo prévio com dT ou TT. Com esquema de vacinação básico completo: reforço com dTpa a cada dez anos. Com esquema de vacinação básico incompleto: uma dose de dTpa a qualquer momento e completar a vacinação básica com uma ou duas doses de dT (dupla bacteriana do tipo adulto) de forma a totalizar três doses de vacina contendo o componente tetânico. Não vacinados e/ou histórico vacinal desconhecido: uma dose de dTpa e duas doses de dT no esquema 0 − 2 − 4 a 8 meses. Gratuitas nas UBS.

Hepatite A → Duas doses, no esquema 0 − 1 − 6 meses. Só nas clínicas privadas de vacinação.

Hepatite B Três doses, no esquema 0 − 1 − 6 meses. Gratuitas nas UBS.

Febre amarela: Para idosos não previamente vacinados e residentes em áreas de vacinação, após avaliação de risco/ benefício. → Não há consenso sobre a duração da proteção conferida pela vacina. De acordo com o risco epidemiológico, uma segunda dose pode ser considerada pelo risco de falha vacinal. Gratuitas nas UBS.

Meningocócicas conjugadas ACWY/C → Surtos e viagens para áreas de risco: Uma dose. A indicação da vacina, assim como a necessidade de reforços, dependerão da situação epidemiológica. Só nas clínicas privadas de vacinação.

Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) → Situações de risco aumentado. Uma dose. A indicação da vacina dependerá de risco epidemiológico e da situação individual de suscetibilidade. Só nas clínicas privadas de vacinação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário