quarta-feira, 2 de setembro de 2020

A boneca assustadora

A boneca mal assombrada do museu

Todos já devem ter ouvido falar sobre a boneca Lenci do Museu Casal Moschetti, em Farroupilha/RS. A boneca tem o tamanho de uma criança de 8 anos, é feita em porcelana. Lenci foi entregue a Lydia Moschetti como premiação pela sua participação num concurso de cantores líricos. A boneca, com seu olhar sinistro, fica sentada em uma sala isolada do museu. O visitante pode chegar somente até a porta, sem muita aproximação dela, mas mesmo com essa distância passa uma sensação estranha para os visitantes. Lenci passou a ser motivo de comentários sobre sua sobrenaturalidade, devido a isso a “Boneca do Museu Casal Moschetti” foi tema de um documentário, sendo considerada uma das cinco lendas urbanas de maior expressividade do Rio Grande do Sul.


O museu é mantido pela Prefeitura de Farroupilha, sua localização é na área central da cidade, ao lado da Igreja Matriz. O horário de atendimento do museu é um pouco incoerente com o seu objetivo, que é o de atrair mais turistas para o município. Digo isso pois nos meses de Janeiro e Fevereiro o museu atende somente das 13:30 horas até as 16:00horas, além de não abrir em nenhum final de semana durante o ano inteiro. No mínimo a casa deveria estar aberta aos sábados ou ter alguma alteração no horário de atendimento, pois quem estuda e trabalha não consegue visitar o museu em horário comercial durante a semana.

A visita é bastante agradável, pois o visitante é recepcionado pela guia, que se disponibiliza a acompanhar os visitantes em todos os ambientes da casa, contado a história da família Moschetti e explicando sobre os objetos que o museu abriga. Se o visitante preferir, ele pode passear pela casa sozinho, as fotografias dentro do museu são liberadas, mas devemos lembrar que evitar o flash das câmeras é importante para a conservação do acervo.


Um comentário: