terça-feira, 1 de agosto de 2023

Educação em Direitos Humanos

 

Glossário

Feminicídio → trata-sedo assassinato em que a vítima é mulher, por ser mulher. 

Gênero → é a construção social que atribui uma série de características para diferenciar homens e mulheres. O gênero é construído socialmente e não em decorrência da anatomia de seus corpos. 

Gendrado ou gendrificado → o que é marcado pelas relações de gênero. 

► Heteronormatividade → é a constituição da heterossexualidade como norma de comportamento social, regulando os modos de ser e viver os desejos e a sexualidade. 

Heterossexualidade → pessoas que sentem atração física, sexual e ou afetiva por outra pessoa do sexo ou gênero oposto. 

Homoafetividade → é um termo utilizado no vocabulário jurídico para designar as relações afetivas e sexuais entre pessoas do mesmo sexo. 

Identidade de gênero → diz respeito à percepção de gênero que a pessoa se reconhece, conforme os atributos, comportamentos e papéis convencionalmente estabelecidos para homens e mulheres na sociedade. A identidade de gênero independe dos órgãos genitais e de qualquer característica anatômica, porque a anatomia não define o gênero.   

Lesbofobia, transfobia, homofobia → são atitudes negativas, preconceitos, violência e discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.   

LGBTfobia → significa o preconceito, a discriminação, atos de violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. O preconceito e a discriminação contra as diferentes formas de expressão sexual e afetiva representam uma ofensa à diversidade humana e às liberdades básicas garantidas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal. 

Misoginia → desprezo e rejeição pelo feminino. 

Patriarcado → todo sistema social que entende como necessariamente masculino qualquer autoridade: familiar, política, religiosa. Tal crença favorece a opressão feminina e o exercício do machismo. 

Sororidade → vem latim soror, que significa irmãs, ou seja, irmandade, termo que se refere à aliança política e afetiva entre mulheres, tendo em vista o empoderamento através do apoio mútuo. 

(Da revista “A Lei Maria da Penha na escola da vida”)


Nenhum comentário:

Postar um comentário