quarta-feira, 4 de março de 2026

Será que mudou alguma coisa?

 

Não as matem

Lima Barreto 

Esse rapaz que, em Deodoro, quis matar a ex-noiva e suicidou-se em seguida, é um sintoma da revivescência de um sentimento que parecia ter morrido no coração dos homens: o domínio, quand même*, sobre a mulher. 

O caso não é único. Não há muito tempo, em dias de carnaval, um rapaz atirou sobre a ex-noiva, lá pelas bandas do Estácio, matando-se em seguida. A moça com a bala na espinha, veio morrer, dias após, entre sofrimentos atrozes. 

Um outro, também, pelo carnaval, ali pelas bandas do ex-futuro Hotel Monumental, que substituiu com montões de pedras o vetusto Convento da Ajuda, alvejou a sua ex-noiva e matou-a. 

Todos esses senhores parece que não sabem o que é a vontade dos outros. 

Eles se julgam com o direito de impor o seu amor ou o seu desejo a quem não os quer. Não sei se se julgam muito diferentes dos ladrões à mão armada; mas o certo é que estes não nos arrebatam senão o dinheiro, enquanto esses tais noivos assassinos querem tudo que é de mais sagrado em outro ente, de pistola na mão. 

O ladrão ainda nos deixa com vida, se lhe passamos o dinheiro; os tais passionais, porém, nem estabelecem a alternativa: a bolsa ou a vida. Eles, não; matam logo. 

Nós já tínhamos os maridos que matavam as esposas adúlteras; agora temos os noivos que matam as ex-noivas. 

De resto, semelhantes cidadãos são idiotas. É de supor que, quem quer casar, deseje que a sua futura mulher venha para o tálamo conjugal com a máxima liberdade, com a melhor boa-vontade, sem coação de espécie alguma, com ardor até, com ânsia e grandes desejos; como e então que se castigam as moças que confessam não sentir mais pelos namorados amor ou coisa equivalente? 

Todas as considerações que se possam fazer, tendentes a convencer os homens de que eles não têm sobre as mulheres domínio outro que não aquele que venha da afeição, não devem ser desprezadas. 

Esse obsoleto domínio à valentona, do homem sobre a mulher, é coisa tão horrorosa, que enche de indignação. 

O esquecimento de que elas são, como todos nós, sujeitas, a influências várias que fazem flutuar as suas inclinações, as suas amizades, os seus gostos, os seus amores, é coisa tão estúpida, que, só entre selvagens deve ter existido. 

Todos os experimentadores e observadores dos fatos morais têm mostrado a inanidade de generalizar a eternidade do amor. 

Pode existir, existe, mas, excepcionalmente; e exigi-la nas leis ou a cano de revólver, é um absurdo tão grande como querer impedir que o sol varie a hora do seu nascimento. 

Deixem as mulheres amar à vontade. 

Não as matem, pelo amor de Deus! 

*******

*quand même: usa-se para expressar oposição ou concessão; apesar de tudo, mas, seja como for. 

A crônica “Não as matem”, de Lima Barreto, foi publicada em 27 de janeiro de 1915 no jornal Correio da Noite. No texto, o autor denunciava a violência doméstica e os chamados “crimes passionais”, posicionando-se contra o assassinato de mulheres por motivos de “defesa da honra”.  

Lima Barreto escreveu o texto indignado com casos de homens que assassinavam mulheres sob a justificativa de “crime passional”. Em um Brasil que já naturalizava a violência masculina como defesa da honra, ele fez o que sempre fazia: confrontou a hipocrisia da sociedade com a sua escritura crítica. 

Como vemos, nada mudou no Brasil. Os casos de feminicídio só aumentaram e, lamentavelmente, a tendência é piorar cada vez mais...

Afonso Henriques de Lima Barreto (13 de maio de 1881, Rio de Janeiro ‒ 1ͦ de novembro de 1922, Rio de Janeiro) foi um jornalista e escritor brasileiro, identificado com o pré-modernismo. Publicou romances, sátiras, contos, crônicas e uma vasta obra em periódicos, principalmente revistas populares ilustradas e periódicos anarquistas do início do século XX.

Um comentário:

  1. E hoje, os meninos que crescem sem conhecer a frustração, estão alimentando ainda mais essa triste estatística!

    ResponderExcluir