A presença
da Polícia no rincão do Ibirocai foi inovação introduzida na primeira década do
governo de Getúlio Vargas.
Eu era guri
e começava a ligar os fatos.
A Polícia passou a ser representada
por um soldado da Brigada Militar, destacado fixo, que chegou “desovando leis”.
Uma delas foi só permitir bailes de
campanha devidamente licenciados, conforme papelucho – a famosa “licença por
escrito”.
Houve por lá
um forrobodó* meio grande.
Eu sei que a
rapaziada se ajuntou, discutiu o assunto, entre o pessoal uns primos meus, “já
de bigode”, e a coisa ficou decidida:
‒ Baile continua como sempre foi, sem
licença, nem escrita nem de boca. E vamos fazer um na casa do negro Graciliano,
sábado.
Flor Araújo
assumiu como cabeça, e quando a noite fechou, a gaita cordeona de oito baixos
roncou.
O soldado, nem haviam os “bailarins”
chegado na “polca da relação”, se apresentou em nome da ordem. Desceu, atou o
“pingo” no parapeito e entrou sala adentro:
‒ Quem deu
licença para isto?
‒ Fui eu aqui – respondeu o Flor, e
continuou “floreando” uma música na cordeona, sentado a um canto da sala.
‒ Baile sem
licença não sai, é ordem superior. Para a gaita.
‒ Amigo – respondeu o Flor – eu tenho
licença... Puxou a prateada e
concluiu: Está escrito aqui na folha da minha faca!
A autoridade nem chegou a esboçar o
gesto que lhe seria próprio. Estava tudo combinado. A rapaziada fechou o cerco
e num epa o soldado estava lá fora, com todo o respeito, no encontrão mas
espremido – e nem pôde usar as armas.
Houve troca de “correios” nos dias
seguintes, entre “as pessoas de responsabilidade” do rincão e um subdelegado
que acumulava o cargo de subprefeito e que era caudilho entre o Guaçu-Boi e
nosso rincão.
As licenças por escrito foram
suspensas, os rapazes deixados em paz e a cordeona de oito baixos continuou,
sábado aqui, sábado acolá, gemendo vanerões debaixo da noite de Deus. Um
Direito do Pampa
(Do Almanaque do
Correio do Povo de 1979)
* Da palavra forrobodó, diminuída para forro, deu origem a palavra forró.
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