segunda-feira, 25 de julho de 2016

O Peixe-Símbolo do Cristianismo



Nos séculos em que se fizeram as cruzadas entre os guerreiros que andavam e mesmo moravam longos anos da Terra Santa, houve o costume de usarem pratos de cerâmica, em que se via um peixe gravado. Era o sinal dos cristãos. Já de longe havia alguém notado que as letras da palavra peixe em grego eram simplesmente as iniciais da frase grega: Jesus Cristo Filho de Deus Salvador. E com isso o peixe ficou como um símbolo do cristianismo nascente. A palavra grega é I-CH-T-Y-S, hoje encontrada em termos da língua portuguesa como ictiologia.

Diz a história que, anteriormente aos anos DCCC, antes do século II e das Cruzadas, o bispo Clemente de Alexandria recomendava aos cristãos usar a imagem de um peixe em carimbos e sinetes. E foi também reproduzido em vidro, pedra ou metal para usar em correntes ao pescoço. Em túmulos antigos era gravado o peixe sobre uma âncora, significando “Esperança em Deus”, visto que a âncora era o símbolo universal da esperança. Anéis, amuletos, pedras semipreciosas eram ornamentos onde se gravava o peixe simbólico da religião que teve pescadores como primeiros apóstolos.

(Do Almanaque do Correio do Povo de 1969)


P.S. É muito comum vermos na traseira de automóveis, circulando pela cidade, o símbolo acima, indicando que ali vai um cristão, uma pessoa temente a Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário