sábado, 22 de julho de 2017

Histórias Zen Budista para meditar



Um samurai Nobushige encontrou o mestre Hakuin numa estrada.

- Mestre, existem realmente um paraíso e um inferno?

- Quem és tu? – perguntou Hakuin.

- Um samurai, respondeu o outro.

- Tu, um guerreiro? – exclamou Hakuin. – Não me faças rir, tu pareces um mendigo.

Isso foi como uma ofensa para o samurai, que desembainhou a espada.

 E Hakuin continuou a provocação:

- Ah, e ainda tens uma espada! Será que ela é suficiente para cortar a minha cabeça? – perguntou.

Cego de fúria, o samurai levantou a espada, pronto para decepar Hakuin.

O mestre, muito calmo, levantou um dedo.

- Aqui se abrem as portas do Inferno. – disse Hakuin.

Diante dessas palavras, o samurai se deteve e, compreendendo o ensinamento do mestre, guardou sua espada e fez uma reverência.

- Aqui se abrem as portas do paraíso. – concluiu o mestre.

 Sabedoria chinesa
  
Se teus planos são pra um ano, semeia o grão.
Se forem pra dez anos, planta uma árvore.
Se forem para cem anos, instrui o povo.

Semeando uma vez o grão, colherás uma vez.
Plantando uma árvore, colherás dez vezes.
Instruindo o povo, colherás cem vezes.
  
(Atribuído ao poeta chinês, Kuan-Tzu, 7° século antes de Cristo)

 A velha China nos ensina que...

“Se você tem uma maçã e eu tenho outra, e se as trocarmos entre nós, ficaremos cada um com... uma maçã”.

“Se você tem uma ideia e eu tenho outra, e se as trocarmos entre nós, ficaremos cada um com... duas ideias”.

Troquemos, pois, de ideias com nossos amigos, vizinhos e aumentaremos nossos conhecimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário