quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Coração de Luto



Teixeirinha por Iara Geyer

O gaúcho Teixeirinha (Vítor Mateus Teixeira: 1927-1985) já era bem popular no Rio Grande do Sul, cantando em circos e emissoras de rádio, quando começou a gravar em 1959. Apenas um ano depois, tornava-se conhecido em todo o Brasil com a toada “Coração de Luto”, em que narra, em melodia e versos tristíssimos, a morte da mãe, carbonizada num incêndio, tragédia realmente ocorrida (por incrível que possa parecer) quando o compositor tinha nove anos. Na verdade, dois tipos de público contribuíram para o sucesso estrondoso (vendeu cerca de um milhão de discos) de “Coração de Luto”: aqueles que realmente se comoveram com a canção e os que somente se divertiam com o seu aspecto insólito a até a apelidaram de “Churrasquinho de Mãe”.

Do livro “A Canção no tempo” – Volume 2, 
de Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello.

Coração de Luto

O maior golpe do mundo
Que eu tive na minha vida,
Foi quando com nove anos,
Perdi minha mãe querida.

Morreu queimada no fogo,
Morte triste, dolorida,
Que fez a minha mãezinha
Dar o adeus da despedida.

Vinha vindo da escola,
Quando de longe avistei,
O rancho que nós morava
Cheio de gente encontrei.

Antes que alguém me dissesse,
Eu logo imaginei,
Que o caso era de morte,
Da mãezinha que eu amei.

Seguiu num carro de boi,
Aquele preto caixão,
Ao lado eu ia chorando
A triste separação.

Ao chegar no campo santo,
Foi maior a exclamação.
Cobriram com terra fria
Minha mãe do coração.

Dali eu saí chorando,
Por mãos de estranhos levado,
Mas não levou nem dois meses,
No mundo fui atirado.

Com a morte da minha mãe,
Fiquei desorientado,
Com nove anos apenas
Por este mundo jogado.

Passei fome, passei frio,
Por este mundo perdido.
Quando mamãe era viva
Me disse: filho querido:

Pra não roubar, não matar,
Não ferir, não ser ferido.
Descanse em paz, minha mãe,
Eu cumprirei seu pedido.

O que me resta na mente,
Minha mãezinha, é teu vulto.
Recebas uma oração
Desse filho que é teu fruto.

Que dentro do peito traz
O seu sentimento oculto,
Desde nove anos tenho
O meu coração de luto.


 Túmulo e estátua de Teixeirinha
no Cemitério da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário