→ O fogo inimigo nem sempre o é.
→ Se o plano é idiota, mas funciona, não é idiota.
→ Tente parecer sem importância: o
inimigo pode estar com pouca munição e não querer gastá-la com você.
→ Se você estiver adiante de sua posição, sua artilharia
atirará curto.
→ Nunca divida a trincheira com alguém mais valente que você.
→ Se sua arma falhar com
frequência, nunca se esqueça de que ela foi fabricada por quem ofereceu o menor
preço.
→ Se o seu ataque estiver ocorrendo conforme o planejado, você
está numa emboscada.
→ A finta inimiga que você ignorou é o ataque principal.
→ O inimigo sempre ataca quando ele está pronto; mas você não.
→ Nenhum plano de operações sobrevive ao primeiro contato.
→ Todos os planos estão sujeitos a falhas, porque os idiotas são muito criativos.
→ Os estopins regulados para cinco segundos sempre detonam antes de três.
→ As missões importantes são sempre simples; as simples são sempre complicadas.
→ O trajeto mais curto está sempre minado.
→ O trabalho em equipe é essencial, pois dá ao inimigo mais gente em quem atirar.
→ Tente não parecer suspeito, porque os suspeitos atraem tiros.
→ Nunca pare de atirar, pois isto irrita todos à sua volta.
→ Se você sente falta de tudo, exceto do inimigo, você está na zona de combate.
→ Quando você considerar uma área como conquistada, não se esqueça de avisar o
inimigo.
→ Os fogos contra você têm sempre a preferência.
→ Se o inimigo está no alcance de sua arma, certamente você
também está no alcance da dele.
→ A única coisa mais eficiente do que o fogo inimigo contra
você é o fogo amigo que atinge você.
→ Tudo que deveria ser enviado em conjunto vem em remessas separadas.
→ Os rádios começam a falhar assim que você precisa de apoio
de fogo.
→ Os radares tendem a falhar à
noite, em mau tempo e, especialmente, quando as duas situações ocorrem.
→ Qualquer coisa que você faça pode matá-lo. Inclusive, não
fazer nada.
→ Nunca se esqueça de que a munição traçante ajuda tanto você
como o inimigo.
→ O termo “Inteligência Militar” é uma contradição.
→ O único item de que você precisa é o que está sempre em falta.
→ Peças que deveriam servir para vários equipamentos costumam não se ajustar a
nenhum.
→ O uniforme de tamanho único não fica bem em ninguém.
→ Nunca se interesse por nada que tenha escrito "a quem possa
interessar".
→ Em caso de dúvida, atire.
→ O lado que tem os uniformes mais simples é o que costuma vencer.
→ O combate sempre ocorre em uma área que requer a junção de dois mapas.
→ Se seu comandante pode ver você, o inimigo também pode.
→ Não há nada mais perigoso no
mundo do que um segundo-tenente com uma carta e uma bússola, tentando se
localizar.
→ O inimigo só presta atenção quando você comete erros.
→ O uniforme limpo e seco atrai lama e chuva.
→ Quanto pior o tempo, mais você terá que se deslocar.
→ Quanto mais sofisticada é a arma, mais longe você tem que enviá-la para reparo.
→ A complexidade de uma arma é inversamente proporcional ao QI do operador.
→ Experiência de combate é algo que você não tem até precisar dela.
→ Não importa a direção em que você tem que marchar; é sempre morro acima e
contra o vento.
→ Quando você procura as rádios
frequências que anotou, as mais importantes estão sempre ilegíveis.
→ A medalha de bravura apenas prova
que você foi esperto o suficiente para elaborar um plano, estúpido o suficiente
para pô-lo em prática e teve sorte suficiente para sobreviver.
→ O raio de ação de uma granada tem
sempre um metro a mais do que a distância que você pode saltar fugindo dela.
→ O apoio considerado “para qualquer tempo” costuma não
funcionar em caso de mau tempo.
→ Todas as ordens que puderem ser mal-entendidas, certamente o serão.
→ Nenhuma trincheira pode ser considerada conveniente depois
do primeiro tiro.
→ Nunca seja o primeiro, nunca seja o último, nunca seja voluntário
para nada.
→ Se suas posições estiverem
firmemente estabelecidas e você estiver realmente preparado para enfrentar o
inimigo, ele passará longe de você.
→ Se sua emboscada estiver corretamente preparada, o inimigo
nem passará perto.
→ A densidade do fogo aumenta de acordo com a curiosidade do
alvo.
→ Objetos estranhos atraem fogo; nunca se abrigue atrás deles.
→ Quanto mais idiota é o líder, mais importantes são as missões a ele atribuídas.
→ A autoestima de um superior é inversamente proporcional à sua posição na
hierarquia.
→ Há sempre uma maneira inovadora de se realizar um ataque, e ela normalmente não
dá certo.
→ O sucesso ocorre quando ninguém
está olhando, mas as falhas só ocorrem quando o comandante está observando.
→ O inimigo nunca monitora sua frequência de rádio quando você
usa um canal ostensivo.
→ Assim que servem o rancho quente, chove.
→ Nunca deixe seu superior perceber que você não tem o que fazer.
→ Nenhum plano de operação sobrevive ao primeiro contato com o inimigo.
→ Respeite todas as religiões em
uma zona de combate, pois você não sabe para onde vai, se for morto.
→ Se você sobreviver a uma emboscada, alguma coisa falhou.
→ Há poucas ocasiões em que o
inimigo não pode ouvir você: quando ele está morto, quando você está morto, ou
em ambas.
→ Você só é melhor que seu inimigo se você matá-lo primeiro.
→ Não queira morrer por sua pátria; deixe o inimigo morrer pela dele.
→ Nunca subestime a capacidade dos superiores em fazer besteiras.
→ Nunca termine uma tarefa antes do prazo, senão o comandante logo lhe arranjará
outra.
→ Você tem dois inimigos mortais em combate: o lado oposto e sua própria
logística.
→ Três coisas que dificilmente você
tem em combate: comida quente, banho quente e uma noite de sono sem
interrupções.
→ “Vida” e “Heroísmo” são termos mutuamente exclusivos.
→ Nunca entre em combate com menos munição que o adversário.
→ Nenhuma tarefa é impossível, pois não é o chefe quem vai
executá-la.
→ Quando o subordinado é imbecil, é imbecil. Quando o comandante é imbecil, é comandante.
→ As decisões tomadas por seu superior dificilmente serão em
seu beneficio.
→ Se você consegue pensar
claramente, sabe exatamente o que está acontecendo e tem total controle da
situação, então, você não está em combate.
→ As falhas no plano “A” irão afetar diretamente a capacidade
de executar o plano “B”.
→ Se você sobreviver às coisas extraordinárias, as simples é
que vão matar você.
→ A mesma bravura que levou você ao posto atual é a que vai
matá-lo no posto seguinte.
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