sábado, 31 de maio de 2014

Manual - Como evitar ser roubado


          
Bandido quer segurança. Quanto mais incerto, arriscado for um furto ou assalto, menos chance ele tem de acontecer. Veja abaixo dicas que deixam você menos atrativo aos criminosos.

01. “Oi Vizinho”

Tenha contato com seus vizinhos. Se eles sabem que você está viajando, por exemplo, podem reparar em alguma movimentação estranha na casa e avisar a polícia.

02. Sem adesivo

Evite aqueles que dão pistas de sua rotina. Saber que você mora num bairro bom, vai numa balada da moda ou viaja bastante pode ser o incentivo que o criminosos precisa.

03. Muro aberto

Muros altos e fechados favorecem os bandidos – uma vez dentro da casa, eles não podem ser vistos. Portões com grades ou muros vazados são mais recomendados.

04. Sem embicar

De frente para a garagem, você tem pouca margem de manobra. Se possível pare no sentido do tráfego mesmo e só entre depois que o portão estiver aberto. (Sempre de olho nos retrovisores do carro e nos passantes da rua).

05. Leve a chave

Se morar em prédio com portaria, nunca deixe cópias da chave. Se houver um assalto e o funcionário for rendido, o bandido terá acesso livre ao seu apartamento.

06. Sem bolsa

Bolsa no banco do carona é convite, e escondê-la sob o banco já está manjado. O conselho simples e prático e criar hábito de guardá-lo no porta-malas mesmo

07. Sem parar

Não pare se algo atingiu seu carro e você não estiver em local seguro. É golpe muito comum jogar objetos que obriguem o motorista a parar e se expor

08. “Oi, cobrador”

Ao entrar em um ônibus quase vazio, sente-se ao lado do motorista ou do cobrador. Isolado no fundo do veículo, você fica mais exposto a possíveis ocorrências.

09. Saque dentro

Muitos assaltos na rua acontecem na saída do banco. Prefira agências que fiquem dentro de centros comerciais. Se puder, também evite fazer saques em caixas eletrônicos à noite.

10. Sem celular

Vítimas distraídas são as mais fáceis. A maioria dos roubos de celular ocorre quando se atende o celular na rua ou no carro com vidro aberto.

11. Vai atender?

Se usar o celular for mesmo um caso de urgência, não faça isso no meio da rua, por favor. Qualquer estabelecimento é um local mais recomendado.

12. Na dianteira

Ao andar na rua, deixe o seu celular no bolso da frente – se possível, a carteira também. Deixando seus pertences no bolso de trás, você facilita a ação de mãos-leves.

(Revista Super Interessante – novembro de 2013)



Nenhum comentário:

Postar um comentário