quinta-feira, 22 de maio de 2014

Os pensadores do samba




Em um país onde a poesia brota fácil em qualquer canto, onde a inspiração surge nos mais variados momentos, poeta é o que não falta.Os que se dedicaram ao samba criaram versos invejados até por festejados intelectuais.

Você tem palacete reluzente
Tem joias e criados à vontade
Sem ter nenhuma herança nem parente
Só anda de automóvel na cidade
E o povo já pergunta com maldade:
Onde esta a honestidade?
Onde está a honestidade?

(Onde esta a honestidade/Noel Rosa)

Você só dança com ele
E diz que é sem compromisso
É bom acabar com isso
Não sou nenhum Pai João
Quem trouxe você fui eu
Não faça papel de louca
Pra não haver bate-boca
Dentro do salão

(Sem Compromisso/Geraldo Pereira)

Você sabe o que é ter um amor,
Meu senhor,
Tem loucura por uma mulher?
E depois encontrar esse,
Meu senhor,
Nos braços de um tipo qualquer?

(Nervos de Aço/Lupicínio Rodrigues)

Sei que é covardia
Um homem chorar
Por quem não lhe quer
Não descanso um só momento
Não me sai do pensamento
Essa mulher

(Sei que é covardia/Ataulfo Alves e Claudionor Cruz)

Nos cigarros que eu fumo
Te vejo nas espirais
Nos livros que tento ler
Em cada frase tu estás
Nas orações que eu faço
Eu encontro os olhos teus
Me deixa ao menos
Por favor, pensar em Deus

(Pensado em Ti/Herivelto Martins e
David Nasser

Toda a riqueza do mundo
Não vale o terreiro
Onde eu canto meu samba
Com simplicidade
Com as pastoras na rua
E a palavra saudade

(Viva meu samba/Billy Blanco)


Acender as velas
Já é profissão
Quando não tem samba
Tem desilusão

(Acender as velas/Zé Kéti)

Um homem de moral
Não fica no chão
Nem quer que mulher
Lhe venha dar a mão
Reconhece a queda
E não desanima
Levanta, sacode a poeira
Dá a volta por cima

(Volta por cima/Paulo Vanzolini)

O sol há de brilhar mais uma vez
A luz há de chegar aos corações
Do mal será queimada a semente
O amor será eterno novamente



(Juízo final/Nelson Cavaquinho e
Élcio Soares)

Ouça-me bem, amor, presta atenção
O mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos
Vai reduzir as ilusões a pó


(O mundo é um moinho/Cartola)

Se você não me queria
Não devia me procurar
Não devia me iludir
Nem deixar eu me apaixonar

(Me deixe em paz/Monsueto)

Vai valer a pena
Ter amanhecido
Ter me rebelado
Ter me debatido
Ter me machucado
Ter sobrevivido
Ter virado a mesa
Ter me conhecido
Ter virado o barco
Ter me socorrido

(Começar de novo/Ivan Lins e Vitor Martins)


Às pessoas que eu detesto
Diga sempre
Que eu não presto
Que meu lar é um botequim
Que eu arruinei sua vida
Que eu não mereço a comida
Que você pagou pra mim

(Último Desejo/Noel Rosa)

Baiana é aquela
Que entra no samba
De qualquer maneira
Que mexe,
Remexe
Dá nó nas cadeiras
E deixa a moçada
Com água na boca...

(Falsa Baiana/Geraldo Pereira)

Mulher sempre é mulher
Se pede uma flor
E a gente dá, ela exige uma estrela
E, se por acaso, ela não obtê-la
Se vai com o primeiro
Homem que lhe der

(Sozinha/Lupicínio Rodrigues)

Covarde
Sei que me pode chamar
Porque não calo no peito essa dor
Atire a primeira pedra, ai, ai, ai
Aquele que não sofreu por amor


(Atire a primeira pedra/Ataulfo Alves e
Mário Lago)

As lágrimas sentidas,
Os meus sorrisos francos
Refletem-se hoje em dia
Nos meus cabelos brancos
E agora em homenagem
Ao meu fim
Não falem dessa mulher
Perto de mim

(Cabelos Brancos/Herivelto Martins e
Marino Pinto)

Vai,.minha tristeza,
E diz a ela
Que sem ela não pode ser
Diz-lhe numa prece
que ela regresse
porque eu não posso mais viver

(Chega de saudade/Vinicius de Moraes e
Tom Jobim)

Podem me prender
Podem me bater
Podem até deixar-me em comer
Que eu não mudo de opinião

(Opinião/Zé Kéti)

Pra cantar samba não preciso de razão
Pois a razão está sempre com dois lados
Amor é tema tão falado
Ninguém ouviu e aprendeu a grande lei
Cada qual ama a si próprio
Liberdade, igualdade
Onde estão,
Não sei

(Filosofia do samba/Candeia)

Tire seu sorriso do caminho
Que eu quero passar com minha dor
Hoje pra você eu sou espinho
Espinho não machuca a flor
Eu só errei quando juntei minha à sua
O sol não pode viver perto da lua

(A flor e o espinho/Nelson Cavaquinho e
Guilherme de Brito)

Queixo-me às rosas,
Mas que bobagem, as rosa não falam
Simplesmente a rosas exalam
O perfume que roubam de ti


(As rosam não fala/Cartola)

Eu não sou água
Pra tarares assim
Só na hora da sede
É que procuras por mim

(A fonte secou/Monsueto e Taufic Lauar)

Nas noites mal-dormidas
Chamava seu nome
Olhava na janela
Rezava seu nome
Mexia em sua roupa
Gemia seu nome
Morria de sede
Subia nas paredes
Me amava sozinha
Você não me vinha

(Atrevida/Ivan Lins e Vitor Martins)


Fazendo chorar o pinho - de Seth

Nenhum comentário:

Postar um comentário