quarta-feira, 28 de maio de 2014

O velhinho e o cobrador



Um velhinho, num dia de chuva, embarca num ônibus e verifica que os lugares dos idosos estão todos ocupados, como sempre, por jovens mal-educados.

O cobrador, de mal com a vida, pede de forma ríspida, que os passageiros se dirijam ao fundo do ônibus. Alguns obedecem, mas o idoso, distraído, permanece em se lugar. Então, o cobrador faz o seguinte comentário em voz alta:

- Porra, tem sempre um corno que se faz de surdo!

O velhinho escuta e se dirige ao autor da frase:

- Por acaso, o senhor me chamou de corno?

E o autor, relutante:

- Bem... não foi bem isso que eu quis dizer...

Os outros passageiros, botando mais lenha na fogueira:

- Falou sim! Não tem educação! Não respeita os mais velhos! Tudo é culpa do governo! E o presidente que não faz nada!

E por aí vai...

O velhinho, com toda fleuma possível, fala aos passageiros:

- Calma, gente, o jovem aqui não está de todo errado. Se vocês me derem licença, conto, rapidamente, um episódio da minha vida.

E os passageiros:

- Pode contar sim. Não estou fazendo nada mesmo. Só tô coçando o saco... Vai lá, conta aí, vovô...

E o velhinho, olhando para o cobrador e para os passageiros, começa a sua narrativa:

- Foi em 1944... Eu era militar, casado e já tinha um filho recém-nascido. Fui convocado para a guerra e, quando retornei ao Brasil, minha mulher vai me esperar com filho pequeno pela mão e um na barriga. Entendei logo que fui passado pra trás, que o segundo filho não era meu. Tudo bem, fiz de conta que não aconteceu nada e seguimos nossa vida.

Quando “o meu filho” fez 18 anos, ele me disse o seguinte: “Papai, já terminei o segundo grau, sou muito estudioso e quero cursar Medicina”. Eu disse o seguinte a ele: “Tudo bem, meu filho, se é isso que você quer, vá em frente”.

Quando “o outro” fez 18 anos, ele me disse o seguinte: “Papai, já terminei o segundo grau, sou um pouco estudioso, quero cursar Pedagogia”. Eu disse o seguinte a ele: “Não, você é filho da puta, você vai ser é cobrador de ônibus!”



Nenhum comentário:

Postar um comentário