quinta-feira, 24 de maio de 2018

O fim da voz da Bossa Nova

O triste fim de vida de João Gilberto, a voz da Bossa Nova.


(2008) Apresentação de João Gilberto no Rio de Janeiro - AFP/Arquivos

→ Sua voz delicada cantando “Garota de Ipanema” continua a cativar o mundo, quase 60 anos depois de sua gravação, mas João Gilberto, o pai perfeccionista da Bossa Nova, agoniza longe da placidez de sua música.

→ Arruinado, doente e vivendo sozinho em um apartamento emprestado no Rio de Janeiro, a tristeza que cerca este artista, de 86 anos, parece não ter fim.

→ Há anos, João Gilberto está no centro de uma truculenta disputa entre seus filhos mais velhos, os músicos João Marcelo e Bebel Gilberto, e sua última ex-mulher, Cláudia Faissol, uma jornalista 40 anos mais jovem que ele e mãe de sua filha adolescente.

→ Bebel e João Marcelo acusam Faissol de se aproveitar do lendário músico baiano, mas o enredo não é apenas sobre dinheiro.

→ Em sua obsessão pelo controle, João Gilberto tinha como ambição apenas parar o mundo para exercer sua arte. Diante do microfone, conseguiu. Fora do palco, foi o contrário − nunca teve controle sobre sua vida. Habituou-se a delegá-la a outros (…) mas a vida escreve seus próprios arranjos e, pior, às vezes desafina feio”, escreveu Ruy Castro, autor do livro sobre a Bossa Nova “Chega de Saudade”, no jornal Folha de S. Paulo.

Um gênio excêntrico

→ Apesar, ou em razão de sua genialidade, João Gilberto nunca foi uma pessoa fácil de lidar.

→ Seu perfeccionismo obsessivo e suas excentricidades – como sua reclusão em casa ou fobia social (entreabria a porta apenas para receber diariamente a comida de um restaurante) o fizeram tão famoso quanto suas belas interpretações de “Desafinado”, “Corcovado” ou “Chega de Saudade”, muitas vezes em dupla com sua primeira esposa, Astrud Gilberto.

→ “A importância dele é incalculável porque ele foi a principal voz do movimento musical brasileiro mais conhecido do mundo e foi revolucionário quase que involuntariamente. Ele foi, pelo menos no Brasil, o primeiro cantor que não precisou de um vozeirão para cantar. Ele cantava baixinho, como um sussurro, com um violão virtuoso de acompanhamento”, disse à AFP Bernardo Araújo, crítico musical do jornal O Globo.

Mas ao mesmo tempo…

→ “Gilberto é como Michael Jackson ou Prince, um artista brilhante e raro, embora sua raridade tenha se tornado cada vez mais aguda até atingir essa situação terrível de hoje”, estima Araújo.

→ No final de 2017, o homem que internacionalizou a música brasileira ao lado do compositor Tom Jobim e do poeta Vinícius de Moraes foi interditado pela Justiça a pedido de sua filha Bebel, que justificou que o pai não tem condições de cuidar de sua saúde ou finanças por sua fragilidade física e mental.

→ “Eu queria que meu pai tivesse um final de vida feliz e tranquilo”, disse João Marcelo, primogênito de Astrud Gilberto, à revista Veja.

→ Finalmente, João Gilberto foi forçado a deixar o apartamento que alugava no Leblon por falta de pagamento e, desde o final de abril, mora em outro, supostamente emprestado por Paula Lavigne, mulher de Caetano Veloso, na Gávea.

A queda

→ Se o início do declínio de João Gilberto pudesse ser datado, seria 2011.

→ Naquele ano, Cláudia Faissol o convenceu a fazer uma turnê para comemorar seu aniversário de 80 anos, mas o artista acabou cancelando o projeto alegando problemas de saúde.

→ O cantor já havia recebido 1 milhão de reais como adiantamento e foi forçado a devolver a quantia.

→ Em meio a uma longa batalha judicial travada com sua primeira gravadora, sem nenhum álbum novo desde 1989 e sem se apresentar publicamente desde 2008, acabou vendendo 60% dos direitos autoriais de seus quatro primeiros álbuns ao banco Opportunity em 2013.

→ Acusada de fazê-lo assinar contratos sem o seu pleno conhecimento, em meados do ano passado Faissol chamou os bombeiros para arrombar o apartamento de João Gilberto. Segundo seus filhos, sua ex-mulher queria levá-lo à força para a entrega de um prêmio nos Estados Unidos.

→ “O Brasil deve muito a João Gilberto e precisa encontrar maneiras de apoiá-lo neste momento”, afirmou o empresário Nizan Guanaes.

→ Guanaes está mobilizando artistas para ajudar o cantor, apesar de quase 20 anos atrás o artista ter arruinado a inauguração de uma sala de espetáculos em São Paulo, repreendendo e mostrando a língua para o público irritado com o som do local.

→ Uma das últimas vezes que os brasileiros o viram foi em 2015, quando o cantor, muito magro, apareceu em um vídeo caseiro vestindo pijama e tocando “Garota de Ipanema” com sua filha mais nova.

→ “Tristeza não tem fim”, diz uma de suas canções mais célebres. Caetano Veloso preferia o verso: “Melhor que o silêncio, só o João”.

(Cultura – Revista IstoÉ, maio de 2018)


Bebel - João e Miúcha*

*Filha mais velha, o pai, João Gilberto e a ex-esposa e mãe de Bebel. Miúcha é irmã de Chico Buarque.

Um comentário: