terça-feira, 5 de março de 2019

Invertendo os papéis

A inauguração do Hospital Sanatório Belém


Dr. Manoel José Pereira Filho lançando a Pedra Fundamental, 1934. 

(...)

O dia 3 de novembro de 1940 foi uma data de suma importância para a saúde e para a sociedade gaúcha em geral.

Nesse dia foi inaugurado o prédio do Hospital Sanatório Belém, voltado, na época, ao tratamento da tuberculose, enfermidade que atormentava nossa população pela gravidade e pelos poucos recursos terapêuticos disponíveis até então.

Estava um dia extremamente quente e, àquela hora da tarde, a população convidada para a inauguração já começava a chegar ao local. O prédio a ser inaugurado era imponente, situado em região afastada do centro, no bairro Belém Velho, como deveria ser um sanatório voltado para essa doença, segundo concepção daquele tempo.

Presentes, entre todas as autoridades cientificas, políticas, sociais e eclesiásticas, estavam o Dr. Manoel José Pereira Filho, eminente tisiologista e presidente do referido hospital de 1937 até 1944, representando ainda o Ministério da Saúde do Governo Vargas, e o então Arcebispo de Porto Alegre, Dom João Becker. Cabe salientar que o Pavilhão voltado à Pneumologia da Santa Casa de Misericórdia leva o nome de (Pavilhão) Pereira Filho em homenagem ao doutor personagem desta história.


Dom João Becker

Com certo atraso, foi iniciada a cerimônia de inauguração. Como o Dr. Pereira Filho era extremamente religioso, respeitador da hierarquia da Igreja Católica, cedeu a palavra inicial da cerimônia ao Arcebispo, que iniciou falando sobre a importância daquele lugar para o tratamento da tuberculose, partindo desde os primórdios do conhecimento da patologia, passando por Koch* e seus estudos sobre o bacilo que leva seu nome, falou sobre as vítimas históricas da enfermidade, do BCG, continuando pelos avanços na terapêutica...

Enfim, falou 49 minutos ininterruptos. Consta que os presentes, sob o sol escaldante, já começavam a tirar casacos, luvas, os homens abanavam-se com seus chapéus, as mulheres usavam seus abanicos com força e velocidade cada vez maiores, até que, para alívio geral, Dom João Becker encerrou sua alocução.


Dr. Manoel José Pereira Filho

Enquanto o Arcebispo falava, o Dr. Pereira Filho ouvia atentamente e, ao fim, quando lhe foi passada a palavra, com grande autoridade em tuberculose e diretor da instituição, iniciou nominando autoridades presentes e, após, falou com convicção:

− Depois de tão sábias palavras, só me resta abençoar este lugar... Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo..., fazendo o sinal da cruz no ar e, tomando da mão de Dom João Becker o baldinho com água benta, passou a aspergir na entrada do prédio, dando por inaugurado o Hospital Sanatório Belém.

(D o livro “Clínica do Bom Humor”, do Dr. Marcos Rovinski)


Hospital  Sanatório Belém

* No ano de 1876, Heinrich Hermann Robert Koch conseguiu isolar e descrever o Bacillus anthracis (bactéria causadora do Carbúnculo). Em 1882, Koch conseguiu seu maior feito. Descobriu o bacilo causador da tuberculose (Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo-de-koch). Por esta descoberta, Koch ganhou o Prêmio Nobel de Medicina no ano de 1905.


Nenhum comentário:

Postar um comentário