terça-feira, 5 de março de 2019

Símbolos Nacionais



Bandeira Nacional


Brasão Nacional


Selo Nacional

O Brasil tem quatro símbolos nacionais, instituídos pela lei federal 5.700 de 1º de setembro de 1971 e tem uma data para comemorá-los: 18 de setembro, Dia dos Símbolos Nacionais. São eles: a Bandeira do Brasil, o Hino Nacional, o Brasão Nacional ou as Armas Nacionais e o Selo Nacional. A Bandeira e o Hino são os símbolos mais conhecidos, mas o Brasão Nacional e o Selo Nacional fazem parte do nosso cotidiano como os dois primeiros. O Brasão Nacional (ou Armas Nacionais) foi criado na mesma data da nossa bandeira e seu uso ó obrigatório nos edifícios dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) dos governos federal, estaduais e municipais, e também nos quartéis militares e policiais e em todos os papéis oficiais de nível federal (publicações, convites entre outros). O Selo Nacional é utilizado para autenticar documentos oficiais e atos do governo. É usado também para autenticar diplomas e certificados emitidos por unidades de ensino reconhecidas. É constituído por uma esfera com as estrelas (semelhantes a da bandeira brasileira), apresentando a inscrição República Federativa do Brasil. Dos quatro símbolos, a nossa bandeira é a mais popular e a mais identificada com os brasileiros desde que se tornou um adereço disponível para peças de vestuários e para manifestações de civismo, enquanto o nosso hino com belíssima melodia encontra dificuldades de entendimento pela letra rebuscada e gongórica, mas de profundo significado patriótico. Há um glossário que explica as “palavras difíceis” de nosso hino. Ei- lo:

Margens plácidas: plácida significa serena, calma;

Brado: clamor, grito;

Ipiranga: é o riacho junto ao qual D. Pedro I teria proclamado a independência;
Brado retumbante: grito forte que provoca eco;

Penhor: usado de maneira metafórica (figurada) “penhor dessa igualdade” é garantia, a segurança de que haverá liberdade;

Imagem do Cruzeiro resplandece: o “Cruzeiro” é constelação do Cruzeiro do Sul que resplandece (brilha) no céu;

Impávido colosso: “colosso” é o nome de uma estátua de enormes dimensões. Estar “impávido” é estar tranquilo, calmo;

Mãe gentil: a “mãe gentil” é a pátria. Um país que ama e defende seus “filhos” (os brasileiros) como qualquer mãe;

Fulguras: fulgurante (reluzente, brilhante);

Florão: “florão” é um ornato em forma de flor usado nas abóbadas de construções grandiosas. O Brasil seria o ponto mais importante e vistoso da América;

Garrida: enfeitada. Que chama atenção pela beleza;

Lábaro: sinônimo de bandeira. “Lábaro” era um antigo estandarte usado pelos romanos;

Clava forte: clava é um grande porrete, usado no combate corpo a corpo. No verso, significa mobilizar um exército, entrar em guerra.

(Da coluna de Rogério Mendelski, no Correio do Povo)

Observação:

“Nossos bosques têm mais vida”
“Nossa vida mais amores” *

*São versos extraídos do poema “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias, poeta do romantismo brasileiro, daí o porquê das aspas.

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.


(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário