sexta-feira, 8 de março de 2019

Da onde vem o bonde?



Bonde de Santa Teresa – Rio de Janeiro

→ A versão mais aceita para a origem da palavra bonde vem dos bilhetes emitidos pela Botanical Garden Railroad, no Rio de Janeiro. Era as passagens, chamadas “bond”.

→ Outros pesquisadores sugerem que ela é derivada de “Eletric Bond & Share”, nome de uma das empresas que explorava o serviço no Brasil.

→ Uma versão curiosa diz que a palavra originou-se a partir do sobrenome de um cônsul americano, que em 1868 tornou-se dono da primeira empresa de bondes de Belém do Pará. Seu nome: James Bond.

Dicionário do bonde

Almofadinha – virou sinônimo de frescura, excesso de arrumação. Como os bancos do bonde eram de madeira, alguns levavam sua almofadinha para ter uma viagem mais tranquila.

Andar na linha (do bonde) – Ser correto e sincero nos negócios.

Balastro – areia, saibro ou cascalho que se lança nas vias.

Comprar um bonde – Cair no conto do vigário. Fazer um mau negócio.

Condutor – Cobrador

Motorneiro – Motorista do bonde

Pegar o bonde andando – Entrar no meio de uma situação ou conversa em andamento.

Perder o bonde da história – Perder-se no contexto de algo.

Pongar – (e despongar) subir (ou descer) no bonde sem que este pare.

Tocar o bonde – Levar algo adiante.

Tomar o bonde errado − Ver frustrado seus intentos.

Trombada – Na São Paulo dos anos vinte, um elefante fugiu do circo e derrubou um bonde com a tromba. Virou sinônimo de colisão.


→ Em 4 de novembro de 1929, uma ensolarada tarde de domingo, o bonde de Vila Maria seguia pela Rua Catumbi em direção ao seu destino. Ao completar uma curva o motorneiro quase não acredita no que vê. Um elefante que havia escapado de um circo caminhava no meio dos trilhos em direção ao bonde. Para assustar o paquiderme, o motorneiro começa a tocar a campainha do bonde, e acelera o veículo para assustar o elefante. O elefante comprou a briga, e correu para cima do bonde, dando-lhe uma tremenda de uma cabeçada. Resultado do impacto, o paquiderme de nome Ely foi a nocaute, permanecendo desacordado por quase duas horas. O bonde capotou, e empenou totalmente a plataforma. E deste dia em diante, uma colisão entre veículos passou a ser conhecida como “Trombada”.

O trombadinha, que “tromba” e depois furta, deriva daí.

(Do Blog Pedra da Veiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário