sábado, 23 de março de 2019

Dona Zilá e sua pinacoteca



Zilá era proprietária de uma pensão de mulheres na Rua Gonçalves Dias, no Bairro Menino Deus, em Porto Alegre.

Existem pessoas que bebem e ficam alegres, expansivas. Outras entram em depressão ou mostram o lado perverso de sua personalidade, ficando rudes e violentas. O álcool cria um vasto espectro de comportamentos.

Contudo Zilá tinha uma característica singular. Enquanto estava fazendo negócio em sua pensão, mostrava uma incrível seriedade. Depois da uma manhã, dava por encerrada suas atividades de cafetina.

Então, sentava-se numa mesa e o garçom, automaticamente, colocava sobre a mesa a garrafa de seu uísque predileto. Em questão de uns quarenta minutos a garrafa já estava pela metade. Era nesse momento que dela se apoderava um brutal senso estético, embora ela mesma não soubesse o que era isso.

Era sistemática a sua conduta. Ficava bêbada e chamava sempre o Dudu* para acompanhá-la e dar opinião sobre seus quadros, na verdade, gravuras de um mau gosto atroz.

Uma delas mostrava um beduíno acompanhado de duas mulheres vestidas com véus. Essa gravura era a sua preferida. Ao lado de Dudu, ela iniciava uma análise sobre as cores que o pintor havia usado. Depois, passava a analisar as figuras. Era sempre a mesma coisa, sempre as mesmas perguntas:

‒ Dudu, você não acha que esse beduíno está demonstrando uma certa tristeza? Olha a expressão de seus olhos e maneira que está segurando o cálice.

Dudu, enfastiado com as mesmas perguntas, havia quase um ano, resolveu gozar com a cara da cafetina.

‒ Olha, dona Zilá, cada pessoa tem sua maneira própria de sentir. Na verdade, penso que tudo isso não passa de uma questão de blefarite...

‒ Blefarite?

‒ Sim, blefarite, dona Zilá.

Zilá não perdeu a postura, deu mais um longo gole no seu uísque predileto e respondeu firme:

‒ Blefarite? É, pode ser...

*****

*Dudu: Eduardo Prates da Cunha, aposentado, residia em Porto Alegre.

... E para quem não sabe, blefarite é uma inflamação de pálpebra e não tem nada a ver com arte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário