quarta-feira, 25 de maio de 2022

Cuidado ao encontrar velhos amigos de escola

 

Outro dia, eu estava no Mercado Público quando vi, no final de um corredor, um amigo da época da escola que eu não encontrava há séculos. Feliz com o reencontro, aproximei-me, já falando alto: 

- Oswaldo, sua bichona! Quanto tempo! 

E fui com a mão estendida para cumprimentá-lo. Percebi que Oswaldo me reconheceu, mas, antes mesmo que eu pudesse chegar perto dele, só vi o meu braço sendo algemado. 

Você vai pra delegacia! – disse o PM que costuma frequentar o mercado. 

Sem entender nada, perguntei: 

- Mas o que foi que eu fiz? 

- Homofobia! Bichona é pejorativo, o correto seria chamá-lo de “homossexual”. 

Nessa hora, antes mesmo de eu me defender, Oswaldo interferiu tentando argumentar: 

- Que é isso, meu amigo, o “quatro-olhos” aí é meu amigo antigo do tempo de escola, a gente se trata assim, na camaradagem mesmo! 

- Ah, então você estudou vários anos com ele. e sempre se trataram assim? 

- Isso, autoridade, é coisa de criança! 

E nessa hora, o policial já colocou a outra ponta da algema no Oswaldo: 

- Então, você está detido também! 

Aí, foi minha vez de intervir: 

- Mas, meu Deus! O que foi que ele fez? 

- Bullying! Chamando-o de “quatro-olhos” por vários anos durante o tempo de escola. 

Oswaldo, então, se desesperou: 

− Que é isso, seu policial! A gente é amigo de infância! Tem amigo que eu não perdi o contato até hoje. Vim aqui comprar umas carnes para churrasco com outro camarada que pode confirmar tudo! 

E nessa hora, eu vi Jairzinho “Pé-de-pato” chegando perto da gente com dois quilos de alcatra na mão. Eu, já vendo o circo armado, nem mencionei o “Pé-de-pato” pra não piorar as coisas, mas ele, sem entender nada, ao ver Oswaldo algemado, já chegou falando: 

- Que porra é essa, negão! O que tu aprontou aí? 

Aí, então, não teve jeito, fomos os três parar na delegacia, e hoje estamos respondendo processo por homofobia, bullying e racismo. 

Moral da história: 

Nos dias de hoje, é muito perigoso reencontrar velhos amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário