domingo, 8 de maio de 2022

Ser mãe

 Matheus Piccini

Que tarefa difícil. Escrever sobre o Dia das Mães. São tantos sentimentos e pensamentos que inundam minha mente, quando me questiono sobre: “o que é ser mãe?”. Parece que minha mente congela, como uma âncora que se agarra a lembranças. É difícil encontrar palavras para traduzir tamanho respeito e admiração que tenho por todas as mães que conheço. 

Eu poderia somente falar somente das muitas homenagens, elogios e presentes que o dia proporciona. Os restaurantes lotados com almoços em família. Mas a vida real de uma mãe não é feita só de flores. Não é só um dia. Devemos comemorar e exaltar nossas mães todos os dias. 

Ser mãe muda, e muito, a vida de uma mulher. Muda o seu tempo, muda a sua rotina, muda seu corpo, faz mudar até a maneira de pensar e encarar a vida. Me arrisco a falar que é a tarefa mais difícil do mundo. Mas a força de vontade proveniente da maternidade é algo surreal. Sem explicação. Dói ser mãe, e nas palavras de Letícia Thompson: “A maternidade é a coroa de toda mulher. De espinhos... mas de flores também”. 

(Do Correio do Povo, segundo domingo de maio de 2022) 

A Mãe 

Luiz Coronel

Mãe,

peixe,

sim, peixe

fui em teu aquário. 

Pássaro implume

em teu ninho.

Cordeiro

em teu estábulo. 

Ah , esse  aroma de favos

de teu colo,

incenso em minha infância... 

A Grande fada

transforma em riso

o grito

descoberta do mundo. 

Mãe é flor na sala,

lençóis limpos

e mesa pronta. 

A mãe batiza os objetos.

A jarra de água fresca,

as toalhas.

O termômetro. 

A mãe espera

até que a aurora

entregue o pão e o leite

no portal. 

Eis a mãe,

com seus presságios

e sobremesas. 

Eis o filho,

guardião de uma herança de amor

protegida à sete chaves

lá onde residem

as mais cálidas lembranças

e os mais ásperos segredos.

2 comentários: