domingo, 15 de maio de 2022

Tiradas de um estadista

 Winston Churchill

Tirada 1

Telegramas trocados entre Bernard Shaw (maior dramaturgo inglês do século 20) e Churchill (maior líder inglês do século 20).

Convite de Bernard Shaw para Churchill:
 

 

“Tenho o prazer e a honra de convidar o digno primeiro-ministro a para primeira apresentação minha peça Pigmalião. Venha e traga um amigo se tiver.” Bernard Shaw. 

Resposta de Churchill para Bernard Shaw:

“Agradeço ao ilustre escritor o honroso convite. Infelizmente não poderei comparecer primeira apresentação. Irei à segunda se houver.” Winston Churchill.

 Tirada 2

O General Montgomery estava sendo homenageado, pois venceu Rommel na batalha da África, na Segunda Guerra Mundial. Discurso do General Montgomery: 

“Não fumo, não bebo, não prevarico e sou herói.

Churchill ouviu o discurso e com ciúmes, retrucou:

Eu fumo, bebo, prevarico e sou chefe dele (Montgomery)

Tirada 3

Bate boca no parlamento inglês e aconteceu num dos discursos de Churchill, e estava uma deputada oposicionista, Lady Astor, a primeira mulher a ocupar uma cadeira no parlamento britânico, que pediu um aparte. Todos sabiam que Churchill não gostava que interrompessem os seus discursos. Mas foi dada a palavra à deputada e ela disse em alto e bom tom. 

− Senhor Ministro, se Vossa. Excelência fosse o meu marido, colocava veneno em seu café!

Churchill, com muita calma, tirou os óculos e naquele silêncio em que todos estavam aguardando a resposta, exclamou: 

Se eu fosse o seu marido, eu tomava este café! 

Tirada 4 

Um repórter pergunta ao velho Churchill, aos 80 ou 90 e poucos anos...

− Senhor Churchill, qual o segredo dessa longevidade?

− O esporte, meu caro, o esporte... nunca o pratiquei. 

Tirada 5 

Quando Churchill fez 80 anos um repórter de menos de 30 foi fotografá-lo e disse:

− Sir Winston, espero fotografá-lo novamente nos seus 90 anos.

Resposta de Churchill:

− Por que não? Você me parece bastante saudável. 

Tirada 6 

Certa vez perguntado sobre os requisitos que um político deveria preencher, Churchill respondeu: 

− A capacidade para prever o que vai acontecer amanhã, na próxima semana e no ano que vem. E a habilidade de explicar depois por que nada daquilo acorreu. 

Tirada 7 

Numa entrevista coletiva concedida no Cairo em 1943, ele admitiu: 

− Sempre evito profetizar com antecedência porque a melhor política é predizer depois que o evento já teve lugar. 

Tirada 8 

Em uma festa, Chuchill bebeu demais e foi acusado pela dona da festa de estar bêbado, ele então com sua calma e elegância respondeu: 

− Eu estou bêbado, mas a senhora está feia, amanhã vou acordar sóbrio, mas a senhora continuará feia. 

Tirada 9 

Num discurso no Parlamento inglês, Churchill disse a seguinte frase: 

− Lembrem, senhores, não é apenas pela França que lutamos, é pelo Champagne! 

Tirada 10 

Num de seus discursos durante a guerra: 

“Hitler sabe que terá de nos vencer nesta ilha ou perder a guerra. Se pudermos resistir a ele, toda a Europa poderá ser livre e a vida no planeta poderá seguir adiante para horizontes abertos e ensolarados. Mas, se nós cairmos, então o mundo inteiro, incluindo os Estados Unidos, incluindo tudo o que conhecemos e do que gostamos, vai afundar no abismo de uma nova Idade das Trevas, ainda mais sinistra e talvez mais prolongada pelo uso de uma ciência pervertida.

Que nós nos unamos para cumprir nosso dever, e desta forma nos elevemos de tal forma que, se o Império Britânico e sua comunidade britânica durarem mil anos, as pessoas ainda digam: “aquele foi seu melhor momento!” 

Frases de Winston Churchill 

A maior lição da vida é a de que, às vezes, até os tolos têm razão. 

Estou sempre disposto a aprender, mas nem sempre gosto que me ensinem. 

Gosto de porcos. Os cães olham-nos de baixo, os gatos de cima. Os porcos olham-nos de igual para igual. 

Se Hitler invadisse o Inferno, eu faria uma referência favorável ao diabo na Câmara dos Comuns. 

Não há mal nenhum em mudar de opinião. Contanto que seja para melhor. 

Um prisioneiro de guerra é um homem que tentou matá-lo, não conseguiu e agora implora para que você não o mate. 

Construir pode ser a tarefa lenta e difícil de anos. Destruir pode ser o ato impulsivo de um único dia. 

O orgulhoso prefere perder-se a perguntar qual é o seu caminho. 

O que eu espero senhores, é que depois de um razoável período de discussão, todo mundo concorde comigo. 

Um apaziguador é alguém que alimenta um crocodilo esperando ser o último a ser devorado. 

Minha conquista mais brilhante foi a habilidade de persuadir minha mulher a se casar comigo. 

A diferença entre um estadista e um demagogo é que este decide pensando nas próximas eleições, enquanto aquele decide pensando nas próximas gerações.

Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade. Um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário