sexta-feira, 6 de junho de 2014

Os sete pecados capitais


"Quais são os sete pecados capitais?"

Resposta:

Muitos temem que haja uma lista de sete pecados que Deus, supostamente, não perdoará. Esta lista é conhecida como os “sete pecados capitais”. É bíblica esta ideia de “sete pecados capitais”? Sim e não. Provérbios 6:16-19 declara: “Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: (1) Olhos altivos, (2) língua mentirosa, (3) mãos que derramam sangue inocente, (4) O coração que maquina pensamentos perversos, (5) pés que se apressam a correr para o mal, (6) A testemunha falsa que profere mentiras, e (7) o que semeia contendas entre irmãos.” Contudo, esta lista não é o que a maioria das pessoas entende como os “sete pecados capitais”.

A maioria das pessoas entende que a lista dos “sete pecados capitais” seja: orgulho, inveja, glutonaria, luxúria, ira, ganância e preguiça. Apesar de cada um destes ser, inegavelmente, um pecado, a Bíblia nunca os descreve como “sete pecados capitais”. A lista tradicional dos “sete pecados capitais” pode funcionar como uma boa maneira de categorizar os diferentes tipos de pecados que existem. Quase todo o tipo de pecado pode ser listado sob uma das sete categorias. Mas o mais importante, contudo, é que saibamos que estes sete pecados não são mais “mortais” ou “capitais” do que qualquer outro pecado. Todo o pecado resulta em morte (Romanos 6:23). Graças sejam dadas a Deus, pois através de Jesus Cristo, todos os nossos pecados, incluindo os “sete pecados capitais”, podem ser perdoados (Mateus 26:28; Atos 10:43; Efésios 1:7).

Igreja Católica divulga lista de novos pecados.

Os sete pecados sociais

  1. Fazer modificação genética
  2. Poluir o meio ambiente
  3. Causar injustiça social
  4. Causar pobreza
  5. Tornar-se extremamente rico
  6. Usar drogas
  7. Gastar água em demasia
O que é pecado?

Segundo o catecismo da Igreja Católica, “é uma falta contra a razão, a verdade, a retidão da consciência e o amor verdadeiro para com Deus ou para com os outros”. Alguns pecados são, segundo a Igreja, extremamente graves. Outros têm menor gravidade e são cometidos devido à imperfeição humana.

Pecado mortal

É uma falta grave. Conforme a Igreja, um ato que destrói espiritualmente a pessoa. O catecismo explica que o pecado mortal “destrói a caridade no coração do homem por uma infração grave da lei de Deus” (os 10 mandamentos). Matar, por exemplo, é um pecado mortal.

Pecado venial

É menos grave. É uma ofensa cometida devido à fraqueza humana – não tira o amor da pessoa, mas o enfraquece. Exemplos: uma briga entre pai e filho ou contar uma mentira sem maiores consequências.

Os sete pecados capitais

1. Vaidade
2. Soberba (Inveja)
3. Ira
4. Preguiça
5. Avareza
6. Gula
7. Luxúria

(Explicação de Frei Luiz Carlos Susin, professor de Teologia da PUC-RS)


Nenhum comentário:

Postar um comentário