terça-feira, 27 de dezembro de 2016

O Rio e o Oceano



Diz-se que, mesmo antes de um rio cair no oceano,
ele treme de medo.
Olha para trás, para toda a jornada,
os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso
através das florestas, através dos povoados,
e vê à sua frente um oceano tão vasto que
entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre.
Mas não há outra maneira.
O rio não pode voltar.
Ninguém pode voltar.
Voltar é impossível na existência.
Você pode apenas ir em frente.
O rio precisa se arriscar e entrar no oceano.
E somente quando ele entra no oceano
é que o medo desaparece.
Porque apenas então o rio saberá
que não se trata de desaparecer no oceano,
mas tornar-se oceano.
Por um lado é desaparecimento
e por outro lado é renascimento.
Assim somos nós.
Só podemos ir em frente e arriscar.
Coragem! Avance firme e torne-se Oceano!

Osho

O medo é um dos maiores limitadores, senão o maior, diante das grandes oportunidades que a vida nos traz.

Por medo já deixei de fazer muitas coisas, já deixei de experimentar muitas coisas.

Quando resolvi que não mais me renderia ao medo a minha vida mudou completamente, porque eu havia mudado. Comecei a me lançar para as oportunidades, principalmente para as oportunidades que me faziam extremamente feliz.

Osho

Rajneesh Chandra Mohan Jain


Osho (1931-1990) foi um professor de filosofia e mestre na arte da meditação. Fundou um movimento espiritual com características de uma nova religião, com a busca pelo divino, rituais, doutrinas e até escrituras. Publicou mais de 600 livros.

Osho nasceu em Raisen District, Índia, no dia 11 de dezembro de 1931. Formado em filosofia, dava aulas na Universidade de Jabalpur e conquistou seus primeiros discípulos. Em 1962 abriu um centro de meditação e iniciou um ciclo de palestras ao redor da Índia. Em 1964, suas palavras foram publicadas no livro “O Caminho Perfeito”.

A partir de 1966 Osho dedicou-se exclusivamente à vocação de guru e passou a organizar acampamentos de meditação na zona rural do país. Em 1971 mudou seu nome de “Chandra Mohau Jain” para “Bhagawa Shree Rajneesh” ou Rajneesh “o senhor abençoado”. No fim dos anos 70, seu acampamento recebia cerca de cem mil pessoas por ano.

Em 1981, Osho e seus seguidores mudaram para um terreno no deserto de Oregon, nos EUA, onde criou a comunidade “Rajneeshpuram”. Atraiu doações de milionários para construir sua cidade. Pregando o liberalismo em relação ao sexo, criou repudio da sociedade local. Osho teve seu visto de residência negado. Em 1985 foi acusado de violar a lei de imigração, passou 6 dias preso e libertado após pagar fiança de US$ 400 mil e promessa de deixar o país. Osho teve seu visto negado em 21 países e foi obrigado a voltar à Índia. Em 1990, mais uma vez, mudou seu nome para Osho “oceânico”. Osho faleceu em Purie, Índia, no dia 19 de janeiro de 1990.


Nenhum comentário:

Postar um comentário