domingo, 4 de dezembro de 2016

Olhar com gosto


Guia conta a evolução urbana do Rio de Janeiro e traz verbetes e fotos sobre a arquitetura da cidade. Confira um roteiro gastronômico por quatro bares e restaurantes históricos destacados no livro.

Por Inês Garçoni

Doce vida


Casa Cavé – Rua Sete de Setembro, 133 – Centro – casacave.com.br)

→ Na confeitaria mais antiga do Rio, a Casa Cavé (acima), de 1860, “buscou-se reunir a tradição europeia da doceria ao clima tropical”, explica o livro. Possui obras de clientes como Portinari e história viva da decoração ao cardápio, com receitas tradicionais – prove o pastel de nata.

Com vista


Restaurante Albamar – Praça Marechal Âncora, 184 – Centro – acoramar.com.br)

→ A única torre restante das quatro que emolduravam o Mercadão abriga o Albamar desde 1933 – rebatizado Ancoramar (acima). “É um dos pontos altos da recuperação da orla da cidade”, diz Maria Helena Salomon, coordenadora do guia. Dentro, presta-se atenção à vista da baía de Guanabara e aos peixes e frutos do mar.

Do passado


Parque Quinta da Boa Vista, s/n – São Cristóvão

→ Nos jardins da família real na Quinta da Boa Vista (acima) há um “lago artificial com ilha em que há a imitação da ruína de um templo grego”, informa ao livro. Lá está também o restaurante homônimo, com objetos e garçons com roupas do Brasil Império. “Tudo para que o cliente viva a experiência da época”, diz o sócio Ronaldo Garcia. Peça o bacalhau ao forno.

Mudança


Bar Luiz – 1939 – Rua da Carioca, 39 – centro – barluiz.com.br

→ De 1887, o Bar Luiz é o mais longevo, e um dos responsáveis pela popularização do chope. Mudou-se para o edifício atual de estilo art déco nos anos 1920, e daquela época preserva também o menu alemão, em que a salada de batata faz sucesso.

Leia o livro:

“Guia da Arquitetura do Rio de Janeiro”,
Editora Bazar do Tempo – 487 páginas)

(Matéria da Revista Gol – novembro de 2016)


Nenhum comentário:

Postar um comentário