sexta-feira, 18 de março de 2016

Cinco mil anos inventando...

...Como escrever

→ Na Mesopotâmia (atual Iraque), os sumérios atingiram o estágio mais avançado de sua escrita – a escrita cuneiforme. → 4000 A.C.


→ Surgiu o primeiro alfabeto, usado pelas línguas semíticas. Tinha apenas consoantes.

Como se fosse assim: TDSSHMNSPRNTRZDSJMSBR2000 a.C.


Vogais gregas – ao lado a palavra odisseia: ΟΑYΣΣEIA - Os gregos adaptaram a escrita semítica para sua língua e inventaram as vogais.

Escrevia-se assim:

TODOSOSHOMENSPORNATUREZADESEJAMSABER1000 a.C.


→ O grego Aristófanes de Bizâncio (257-180 a. C.), bibliotecário-chefe do Museu de Alexandria, criou os primeiros sinais de pontuação:

TODOSOSHOMENS,PORNATUREZA,DESEJAMSABER. → 200 a.C.



→ O clérigo e poeta Alcuino de York (732-804) criou uma bela escrita caligráfica que distingue maiúsculas e minúsculas:

Todososhomens,pornatureza,desejamsaber. → 700


→ Os escribas medievais começaram a separar as palavras umas das outras, chegando à forma atual da escrita: 

Todos os homens, por natureza, desejam saber. → 900 

...Onde escrever

3000 a.C. → Os sumérios e os babilônios usavam tabuletas de argila para escrever, mas os egípcios já empregavam rolos de papiro.

→ 300 → O pergaminho, feito de pele de caprinos e ovinos, substituiu o papiro. É desta data o códice de pergaminho mais antigo de que se tem notícia – o Código Sinaítico, um manuscrito bíblico em grego.


→ 1400 → Nessa época tornaram-se comuns os manuscritos de papel. Na segunda metade do século, Johannes Gutemberg (1398-1468) criou os tipos móveis, dando origem aos primórdios da imprensa.


→ 1800 → Com a mecanização da impressão, foi possível atender à crescente demanda por livros nas sociedades industrializadas. As mulheres já eram amplamente alfabetizadas.

→ 2000 → No fim dos anos 90, começaram a ser vendidos livros que podiam ser lidos em palmtop, antecessor do smartphone e do tablet. Em 2007, o mercado explode com o lançamento do Kindle pela Amazon. E agora já temos o EBook...



(Revista Veja – dezembro de 2012)


Nenhum comentário:

Postar um comentário