sábado, 19 de agosto de 2017

Leito de Procusto



Quanto ao leito de Procusto o Dicionário Aurélio Eletrônico explica o que seja:

1. Leito de ferro onde, segundo a mitologia grega, este famigerado salteador estendia aqueles que capturava, cortando-lhes os pés quando o ultrapassavam e estirando-os quando não lhe alcançavam o tamanho.

2. Por extensão. Situação independente da vontade do indivíduo em que este peca e sofre as consequências, quer por excesso, quer for falta.

Quem já ouviu falar de Procusto? Segundo a lenda, ele foi um ladrão que vivia próximo à Elísios, na Ática. Originalmente chamado de Damastes ou Polípemon, ele adquiriu o nome de Procusto ("o Estirador") porque obrigava suas vítimas a se deitarem num leito de ferro e cortava-lhes os pés quando excediam o tamanho deste, ou esticava-os com cordas quando não o atingiam.

Segundo a mitologia, Procusto era o soberano de um pequeno reino que se situava no caminho para a Grécia, onde os viajantes se hospedavam freqüentemente. Nesse reino, os hóspedes eram sagrados e recebidos como príncipes, tudo era feito visando seu bem estar.

O rei, ansioso em agradar seus hóspedes resolveu criar uma cama perfeita, onde o visitante poderia descansar e se refazer das agruras da viagem. Depois de anos de rigorosos estudos e experimentos, o rei julgou ter chegado às medidas e proporções ideais, e concebeu um leito, onde um homem ideal estaria encaixado em perfeita "harmonia". À noite, quando um hospede ia deitar-se, Procusto ordenava que seus serviçais "auxiliassem" o mesmo a adequar-se ao leito, esticando-o ou cortando os "excessos" de seu corpo, e infelizmente, poucos sobreviviam à sua hospitalidade e boas intenções. Seu nome real era Damastes, Procusto, que significava "o esticador", era seu apelido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário