segunda-feira, 19 de julho de 2021

Plano de 10 etapas para se alimentar bem

 

01 − Comer devagar. Comer muito rápido faz comer mais. O estômago demora cerca de 20 minutos para mandar um sinal para o cérebro. Comendo devagar, o cérebro tem tempo de receber a mensagem de que seu corpo está satisfeito. 

02 − Garfadas menores. O paladar está na superfície da língua. Se a sua boca está cheia de comida, você nem sente o gosto. 

03 − Concentre-se na comida. Comer em frente à TV ou no carro faz o momento se tornar irrelevante. A falta de atenção faz com que se coma demais. 

04 − Apoie o garfo no prato. Se ainda tem comida na sua boca coloque o garfo no prato. Não o encha novamente até que tenha engolido. 

05 − Sirva a comida em pratos pequenos. Isso resolve dois problemas de uma só vez: o de lavar a louça e o fato de você comer com os olhos. 

06 − Comida sem gordura engorda. Comidas sem gordura não satisfazem e contêm mais açúcares. 

07 − Se não for comida, não coma. Nosso corpo sabe o que é comida de verdade: carnes, frutas, verduras. Invenções como coca-cola causam problemas de saúde e de sobrepeso. 

08 − Coma em etapas. Coma a salada primeiro. Isso ajuda a ganhar tempo à mesa e previne que você coma rápido e em grande quantidade. 

09 − Gordura é necessária na dieta. Seu corpo e cérebro necessitam de gordura para serem saudáveis. Você come uma quantidade normal de gordura quando come alimentos de verdade, como manteiga, azeite, ovos, castanhas e queijos. 

10 − Alta qualidade da comida leva a comer menos quantidade. 

Alimentos que se deve ter em casa:

Peixes (salmão, sardinha, atum);

Grãos (granola, aveia, arroz);

Hortaliças (feijões, cebola, batata, abóbora, tomate);

Óleos e vinagres (azeite de oliva, óleo 100% vegetal, vinagre);

Produtos de padaria (farinha, ervas, temperos, açúcar branco ou mascavo, pimenta, sal);

Lanches (frutas desidratadas, biscoitos não-hidrogenados, nozes, azeitona);

Condimentos (mostarda, maionese de verdade);

Lacticínios (manteiga, queijo, ovos, leite, iogurte);

Bebidas (café, cerveja, suco de fruta, chá, água, vinho). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário