quinta-feira, 15 de julho de 2021

Fábula moderna

 

Num lindo dia ensolarado, o coelho saiu de sua toca com seu laptop e pôs-se a trabalhar, bem concentrado. Pouco depois, passou por ali uma raposa e viu o coelhinho suculento tão distraído com seu trabalho. No entanto, ela ficou intrigada com o coelho trabalhando tão arduamente. Então a raposa aproximou-se do coelho e perguntou: 

Raposa: – Coelhinho, o que você está fazendo tão concentrado? 

Coelho: – Estou redigindo a minha tese de doutorado. Disse o coelho sem tirar os olhos do laptop. 

Raposa: – Hummm... Qual é o tema de sua tese? 

Coelho: – Ah! é uma teoria provando que os coelhos são os verdadeiros predadores naturais de animais como as raposas. 

A raposa ficou indignada: 

Raposa: – Ora! Isso é ridículo! Nós é que somos os predadores dos coelhos! 

Coelho: – Absolutamente! Venha comigo à minha toca e eu te mostro a minha prova experimental. 

O coelho e a raposa entram na toca. Poucos instantes depois se ouvem alguns ruídos indecifráveis, alguns poucos grasnidos e depois silêncio. Em seguida, o coelho volta sozinho e, mais uma vez, retorna os trabalhos de sua tese como se nada tivesse ocorrido. 

Meia hora depois, passa um lobo. Ao ver o apetitoso coelhinho tão distraído, agradece mentalmente à cadeia alimentar por estar com o seu jantar garantido. No entanto, o lobo também acha muito curioso um coelho trabalhando tão concentrado. O lobo, então, resolve saber do que se trata aquilo tudo antes de devorar o coelhinho. 

Lobo: – Olá, jovem coelhinho, o que o faz trabalhar tão arduamente? 

Coelho: – Minha tese de doutorado, seu lobo. É uma teoria que venho desenvolvendo há muito tempo e prova que nós, coelhos, somos os grandes predadores naturais de vários animais carnívoros, inclusive dos lobos. 

O lobo não se contém e farfalha em risos da petulância do coelhinho. 

Lobo: – Ah, ah, ah, ah! Coelhinho! Apetitoso coelhinho! Isto é um despropósito. Nós, os lobos, é que somos os genuínos predadores naturais dos coelhos, aliás... 

Coelho: – Desculpe-me, mas se você quiser eu posso te apresentar a minha prova experimental. Você gostaria de acompanhar-me à minha toca? 

O lobo não consegue acreditar na sua boa sorte. Ambos desaparecem toca adentro. Alguns instantes depois se ouvem uivos desesperados, agonizantes, ruídos de mastigação e... silêncio. Mais uma vez o coelho retorna sozinho, intacto, e volta ao árduo trabalho de redação da sua tese de doutorado, como se nada tivesse acontecido. 

Dentro da toca do coelho, vê-se uma enorme pilha de ossos ensanguentados e pelancas de diversas ex-raposas e, ao lado desta, outra pilha ainda maior de ossos e restos mortais daquilo que um dia foram lobos. Ao centro das duas pilhas de ossos, vê-se um enorme leão, satisfeito, bem alimentado, sonolento, a palitar os dentes: 

Moral da História: 

Não importa quão absurdo seja o tema de sua tese.

Não importa se o seu trabalho não tenha o mínimo fundamento científico.

Não importa se os seus experimentos nunca provam a sua teoria.

Não importa nem mesmo se as suas ideias vão contra o mais óbvio do bom senso... O que vale mesmo é quem é o seu orientador! 

(Autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário