quarta-feira, 28 de julho de 2021

Um Jovem Guerreiro

 (Stu Weber)

Qual é a aparência de um homem de bem com a vida? Não posso deixar de me lembrar da afirmação de um jovem que mora perto de nós − um rapaz de 16 anos, que cursa o segundo ano do curso médio. Seus pais se divorciaram quando ele tinha oito anos. O pai saiu de casa e nunca mais voltou. O padrasto, um homem cruel e desumano, trata-o muito mal. Ordena que ele “cale a boca” o tempo todo. Diz que ele é inútil, idiota e que nunca será nada na vida. 

Mas, quando alguém pergunta ao jovem qual é o seu sonho, seus olhos adquirem um brilho especial. Veja só qual é a resposta dele: 

− Eu gostaria de descobrir onde meu pai verdadeiro mora. E gostaria de me mudar para a casa vizinha à dele, sem que ele soubesse quem eu sou. Gostaria, também, de ser seu amigo. Já fui amigo dele um dia, e talvez fosse bom continuarmos a amizade. 

Esse mesmo jovem, que tem tido todos os tipos de dificuldade na vida, recebeu o convite para escrever um ensaio sobre o tema “O que é um homem?” 

O breve ensaio está reproduzido a seguir - escrito por um jovem que nunca contou com a presença de um homem na vida, um homem verdadeiro, no sentido exato da palavra. Penso que existem coisas tão inerentes, tão enraizadas, tão intrínsecas, tão fundamentais que até mesmo um jovem, que nunca teve na vida o exemplo de um homem para seguir, é capaz de colocá-las em palavras. Aqui está o que ele escreveu: 

− O homem verdadeiro é bondoso.

− O homem verdadeiro é zeloso.

− O homem verdadeiro afasta-se das brigas provocadas por machos idiotas.

− O homem verdadeiro ajuda sua esposa.

− O homem verdadeiro cuida dos filhos quando eles estão doentes.

− O homem verdadeiro não foge dos problemas.

− O homem verdadeiro mantém sua palavra e cumpre suas promessas.

− O homem verdadeiro é honesto.

− O homem verdadeiro não infringe as leis. 

Esta é a visão que um jovem solitário tem de um homem verdadeiro. Um homem que tem autoridade e vive sob a autoridade. 

Esta é a visão de um Jovem Guerreiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário