terça-feira, 20 de agosto de 2019

Por que a Cor Azul é usado para meninos e Rosa para meninas?



O rabino Dr. R. Brasch, um estudioso australiano de teologia, história e filosofia, assim como escritor, produtor de rádio e TV e conferencista, adquiriu renome internacional por seus livros How Did It Begin? (Como Tudo Começou?). Fez a seguinte constatação;

Como os bebês se parecem, foi decidido há muito tempo que os sexos seriam identificados pelo uso de cores diferentes. Nos tempos antigos, acreditava-se que os espíritos do mal ameaçavam o bem-estar dos bebês. Diz o Dr. Brasch: “Concluiu-se que a associação do azul com o céu do paraíso tornava as forças satânicas impotentes e as repelia”. Mesmo em nossos tempos, os árabes no Oriente Médio continuam a pintar as portas de suas casas de azul, para afugentar os demônios. Assim, vestir o bebê de azul não era simplesmente um adorno, mas uma precaução necessária.


Por outro lado, como os bebês do sexo feminino eram considerados inferiores, achava-se que não precisavam de cor especial para sua proteção. Posteriormente, os pais começaram a se preocupar com a negligência em relação às meninas e introduziram a cor rosa específica para elas.

(Do “Almanaque Para Todos”,
de Irving Wallace & David Wallechinsky, Parte 2)

Rosa nem sempre foi 'cor de menina' − nem o azul, 'de menino'


“A regra geralmente aceita é que rosa é para os meninos, e azul para as meninas. O motivo é que o rosa, sendo uma cor mais decidida e forte, é mais apropriado para meninos. Enquanto o azul, que é mais delicado e gracioso, é mais bonito para a menina.”

O parágrafo acima foi publicado há cem anos, em 1918, por uma revista de moda infantil americana, a Earnshaw, voltada para profissionais da área. Foi encontrado por Jo Paoletti, professora emérita de Estudos Americanos na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, e autora do livro Pink and Blue: Telling the Boys from the Girls in America (Rosa e Azul: Distinguindo Meninos de Meninas nos Estados Unidos).

“(Encontrar essa frase) virou minhas suposições de cabeça para baixo”, lembra a pesquisadora, em conversa com a BBC News Brasil. Afinal, o rosa nem sempre havia sido uma cor de menina, nem o azul cor de menino.

 “A ideia de que há algo natural e permanente sobre o uso de rosa para as meninas e azul para garotos é historicamente errada”, diz Paoletti. “Assim, também é errada a ideia de que se você não tratar as crianças segundo um estereótipo de gênero elas vão crescer confusas, serão pervertidas, vão se tornar homossexuais, transgênero. Não há nenhuma evidência disso. Não é dos estereótipos de gênero que nasce a identidade homossexual ou trans.”

(Do Blog BBC News Brasil)


Nenhum comentário:

Postar um comentário