domingo, 4 de agosto de 2019

Gêneros textuais



Lenda:

A lenda é um tipo de narrativa, passando de geração para geração e contada como se fosse uma verdade. Tem elementos fantásticos e pode servir para explicar fenômenos ou acontecimentos reais.

Mito:

O mito é uma narrativa fictícia que explica acontecimentos dos lugares. Geralmente inclui seres fantásticos e deuses locais.

Fábula:

A fábula é uma narrativa curta que traz reflexões de valores humanos. Costuma representar uma moral ao final e geralmente os personagens são animais.

Contos de fada:

O conto de fadas é uma história fictícia que traz elementos ou criaturas mágicas. É comum o uso de príncipes e princesas.

Poesia:

A poesia é um tipo de texto que traz um formato diferente, composto de estrofes e versos. Ela costuma ter um ritmo de leitura musicado, pode ter rimas e expressa os sentimentos do autor.

Biografia:

A biografia é história da vida de uma pessoa e relata vários momentos marcantes de sua existência.

Receita:

A receita é um texto que tem a função de ensinar alguém a preparar um alimento. É comum que venha dividida entre ingredientes e modo de preparo.

Crônica:

A crônica é um tipo de texto que mistura jornalismo e literatura. Tem como característica forte a ironia e costuma utilizar notícias para narrar histórias fictícias com humor.

Bula de remédio:

A bula de remédio tem a intenção de fornecer ao paciente o máximo de informações possíveis sobre o medicamento. Traz composição, contraindicações, dosagem, reações, precauções e outras informações do medicamento.
E-mail:

O E-mail (ou Correio Eletrônico) é um gênero eletrônico escrito, cujas características lembram os de bilhetes e cartas, embora possam transmitir qualquer mensagem. A praticidade é uma grande vantagem deste gênero textual.

Carta:

A carta envolve um remetente e um destinatário. É costume colocar local e data e iniciar com uma saudação. O assunto é livre, pois geralmente depende do que você deseja comunicar. O tamanho do escrito deve ser médio ou longo.

Bilhete:

O bilhete tem como principal função informar alguém sobre alguma coisa. A linguagem é informal e o texto costuma ser breve. Deve-se colocar o nome do destinatário e do emissor.

Entrevista:

A entrevista é um tipo de texto que tem a função de informar sobre um acontecimento ou levar ao público ideias ou opiniões da pessoa entrevistada.

Diário:

O diário conta fatos do cotidiano ou impressões que o autor teve sobre determinado dia. Geralmente é o autor quem lê o diário, que costuma ser escrito na primeira pessoa.

Informativo:

O informativo é um tipo de texto que tem como principal função informar sobre acontecimentos, pessoas, lugares entre outros. Há muitos gêneros textuais informativos.

Ficção científica:

Ficção científica e a história que traz elementos que não existem na realidade. Geralmente envolve tecnologia, ciência e outros planetas.

Mistério:

O mistério traz uma história com elementos de suspense e costuma trazer a solução ao principal enigma da trama no final da história.

Terror:

Histórias de terror costuma apresentar personagens assustadores e contar situações que provocam medo no leitor, usando elementos tenebrosos.

Aventura:

As histórias de aventuras são envolventes e cativam pela ação dos personagens. Passar por terras desconhecidas e encontrar tesouros, por exemplo, são tipos de aventura.

Romance

Romance é a narração de um fato imaginário, mas verossímil, que representa quaisquer aspectos da vida familiar e social do homem.

Tragédia

Tragédia é a representação de um fato trágico, suscetível de provocar compaixão e terror.


*****

Um comentário: