sábado, 11 de julho de 2020

Quando alguém fala do outro

O que você acha do outro é projeção sua!


Projeções: Como lidar?

“Quando Pedro me fala de Paulo, 
sei mais de Pedro do que de Paulo”

Freud

Paula Corrall*

Confesso que demorei para entender a profundidade dessa frase, e hoje eu sei por quê… eu não me enxergava!

O que você acha do outro é projeção sua. E quando a ficha caiu… meu Deus, quem sou eu? Eu encaro essa sombra?

Percebi que a maior parte do tempo eu projetava, era reativa. Fazemos isso por defesa, inconscientemente.

Observei questões em mim, mas a ficha caiu mesmo quando, certa vez, fui acusada de agir e ser de tal maneira, que eu não me identifiquei, e aquilo ficou martelando na minha cabeça… eu queria entender por que uma pessoa querida estava me vendo daquela maneira.

Sofri com o julgamento dela, até entender que aquilo não era meu e sim dela.

Essa é a maneira mais fácil de você saber se a carapuça serve ou não: pelo sentir.

Se naquela época eu soubesse quem eu era, não sofreria nem por um minuto, pois saberia que essas características não eram minhas.

Não teria dúvidas, mas foi excelente, pois me fez observar que há momentos em que os outros projetam coisas em nós que não somos e também há momentos que projetam o que em partes também somos.

Enxergamos no outro o que não enxergamos em nós mesmos.

E também tem a projeção positiva, quantas vezes adoramos pessoas que falam a mesma língua que nós, sentimos afinidade. Parte das qualidades da pessoa também está em nós.

Estava vendo um vídeo com o Prem Baba e ele disse algo assim: “Se a vida é uma escola, os relacionamentos são a universidade”, aproveite a oportunidade de trabalhar aspectos seus através do outro.

Quando alguém lhe incomodar, aceite e não reaja. Procure saber o que isso tem a ver com você.

Conforme expandimos em consciência e trabalhamos o nosso autoconhecimento, deixamos de nos incomodar com o outro, curamos nossas feridas, damos novo significado às nossas relações.

Que essas palavras toquem seus corações e sirvam para alguns insights.

Gratidão!

*****

*Paula Rosa é Consultora de Numerologia. Reikiana, e apaixonada pelo autoconhecimento. Aprendendo sempre sobre Espiritualidade e Física Quântica

(Do blog O Segredo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário