quarta-feira, 30 de junho de 2021

Sarcasmos e Ironias

 O sarcasmo de Voltaire

O filósofo iluminista francês Voltaire é descrito por historiadores como um sarcástico, que foi preso na Bastilha por causa de sua ironia. 

Conta-se que ao chegar a Paris, Voltaire soube que o regente que governava a França vendeu metade dos cavalos dos estábulos reais para equilibrar a economia. O filósofo, então, comentou, ironicamente, que a economia seria muito maior se o regente despedisse metade dos “asnos” que atulhavam a corte real. 

Por esse e outros deboches, o sarcasmo de Voltaire foi considerado como “a mais terrível de todas as armas intelectuais jamais brandidas por algum homem”. Suas obras literárias foram proibidas pela Igreja e pelo Estado, na época, por tratar de assuntos polêmicos com sarcasmo e ironia. 

Conflito 

Gilberto Brostel 

Tenho medo de um dia entender e deixar de sentir. Sou abraços, sorrisos, ânimo, bom humor, sarcasmo e preguiça. Tive toda a aparência de quem falhou, e só eu saberei se foi a falha necessária. Sabe o que eu quero de verdade? Jamais perder a sensibilidade, mesmo que às vezes ela arranhe um pouco a alma. Porque sem ela não poderia sentir a mim mesmo. Nada te posso garantir, eu sou a única prova de mim. A única verdade é que vivo. Sinceramente, eu vivo. Quem sou? Bem, isso já é demais.

****** 

Algumas pessoas subestimam nossa inteligência.
Acham que não temos competência.
Pessoas pobres de espírito… me enojam.
Acham-se donos
de todo conhecimento,
seres dignos de pena...
Assim mesmo, a esses tiro o meu chapéu
e agradeço,
pois me ensinam
tudo o que eu não devo ser.
 

Irma Jardim

Ironias 

Ironia é você sonhar alto, com atitudes pequenas. 

Ironia é você estar em um país democrático, sendo governado pelo presidente atual. 

Que ironia, o mundo tão redondo e cheio de gente quadrada. 

Eu sou a prosopopeia metafórica de um irônico paradoxo eufêmico e hiperbólico. 

Quem reclama da minha ironia deveria saber que gostaria muito menos da minha sinceridade. 

Ironia é você comprar remédio pra memória e esquecer de tomar, e quando lembra de tomar esquece onde guardou. 

Ironia é protestar contra corrupção e a pandemia no nosso país com a camiseta do Brasil. 

A ironia da vida é o sujeito em um dia levar pó pra Indonésia e no outro dia voltar em pó pro Brasil. 

Uso a ironia para não usar uma faca. 

Ironia é a Volkswagen ser alemã e fazer Gol no Brasil. 

Ironia é homem ter duas cabeças e não pensar com nenhuma das duas. 

Ironia é uma Fábrica de Bolos dizer que não atendeu ao telefone, porque estava sem cobertura. 

Ironia é você dizer que ama uma pessoa no dia 1° de Abril. 

Ironia é mulher feia fazer aniversário no dia de São Jorge. 

Ironia é gostar da pessoa errada e querer que tudo dê certo. 

Ironia: Um travesti chamado Amélia. 

Irônico é você clicar em um usuário gay no Facebook e aparecer “Fulano está ativo agora”. 

Ironia é um bombeiro torcer para o Botafogo. 

Ironia é quando o assaltante diz: “Passa o dinheiro, vagabundo!” 

Ironia é um palhaço de circo pegar sua mulher no flagra e dizer:

− Como assim não aconteceu nada? Você está achando que eu sou palhaço, é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário