sábado, 26 de junho de 2021

A primeira mulher a ir ao espaço

  

Selo postal da URSS em homenagem a Valentina Tereshkova, 1963 

Valentina Vladimirovna Tereshkova (em russo Валентина Владимировна Терешкова, transliteração Valentina Vladimirovna Tereškova), Maslennikovo, região de Yaroslavl, atual Rússia, 6 de março de 1937) foi a primeira mulher cosmonoauta da história. 

Começou a trabalhar com 18 anos, em uma fábrica têxtil. Na mesma época, ela entrou em um clube de paraquedistas amadores. Aos 24 anos, em 1961, ela começou a estudar para se transformar em cosmonauta. No mesmo ano, o programa espacial soviético considerou enviar mulheres ao espaço, numa forma de colocar a primeira mulher no espaço e superar os Estados Unidos. Em 1962, ela foi admitida a função, principalmente por ser especialista em paraquedas. 

Em 16 de junho de 1963, uma missão soviética no mês de julho colocou duas aeronaves no espaço, sendo que uma foi conduzida por Valery Bykovsky, que bateu o recorde de resistência no espaço, quando completou uma missão de cinco dias. A coronel engenheira Valentina pilotou a nave Vostok 6 e tornou-se a primeira mulher no espaço. Ela completou 48 órbitas ao redor da Terra, no total de 71 horas. Ambas as naves aterrissaram no dia 19 de junho. 

Em 1964, Valentina e o cosmonauta Andrian Nikolayev tiveram uma filha, considerada a primeira criança nascida de pais cosmonautas. 

Durante 70 horas, em 1967, a cosmonauta circundou a órbita da Terra. Ela foi eleita "A mulher do século" em 2001. 

Ao realizar o primeiro voo espacial de uma mulher, Valentina recebeu uma das principais condecorações da União Soviética, a ordem de Lênin, além de outras concessões soviéticas. Ela também foi presidente do comitê das mulheres soviéticas e tornou-se membro do Soviete Supremo, o parlamento da URSS, e do Presidium, um grupo especial dentro do governo soviético. Atualmente ela vive em Moscou. 

Detalhamento dos Voos − Vostok 6 

Missão do(a) Vostok 6: Vôo orbital conjunto com Vostok 5

Nave: Vostok 3KA

Apelido: Seagull

Base de lançamento: Baikonur

País: URSS

Foguete lançador: Vostok

Órbitas: 48

Duração: 3 dias e 13 horas

Missão conjunta com a Vostok 5; primeira mulher no espaço. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário