domingo, 27 de junho de 2021

Uma breve história romântica

 

A festa de São João do meu colégio era esperada o ano inteiro. Acontecia no pátio grande. As famílias reuniam-se para abastecer as barraquinhas. Cachorro-quente, pipoca, quentão, guaraná, amendoim. Uma vez mandei um telegrama pro Pedro. 

– Me encontre embaixo da escada do pátio de areia, quero um beijo. 

Ousada, do alto dos meus dez anos, queria compromisso de namoro selado com uma aliança carnal. Desci as escadas e fiquei esperando meu príncipe. Ele compareceu logo em seguida. Queria confirmar o casório. Levei um beijinho de selo e só não fomos mais além porque, a infância prevaleceu com sua invejável ingenuidade. 

No outro ano, desfeito já o namoro, entre correrias de pega-ladrão e sentenças que levavam os desavisados a passarem 15 minutos na cadeia improvisada num canto do pátio grande, mandei prender o Pedro. Estava desacorçoada com o fim do romance. Ele tinha se engraçado pela Valéria, a Santa Clara angelical da peça que encenávamos sobre a vida de São Francisco de Assis. Prendi o guri não como vingança para a minha desdita, mas como modo de marcar, entre frágeis grades, a dor de meu amor perdido. 

*****

Susana Vernieri é uma jornalista, escritora e ensaísta brasileira. Formada em jornalismo pela UFRGS, trabalhou durante 10 anos em jornais de Porto Alegre. Voltou à universidade para fazer o mestrado e em seguida o doutorado em Literatura brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário