segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Mitos e verdades

 (sobre cerveja) 

Amanda Xavier*

Uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no Brasil e no mundo, a cerveja está presente em muitas rodas de amigos e é motivo de debates ao redor da mesa do bar. Mas, apesar de ser tão popular, a união do lúpulo, do malte e da água é responsável por muitas dúvidas e boatos que nem sempre são reais. Para desvendar algumas curiosidades do universo cervejeiro, conversamos com Diego Eduardo Corrêa, sócio-proprietário da Dubh Craft Beers, cervejaria localizada no Baixo Barra, no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. Compartilhamos 11 mitos e verdades sobre cerveja que irão fazer você parecer um entendedor nato nas conversas de bar. 

01. Cerveja tem muitas calorias 

Mito → A cerveja tem carboidratos e açúcares, assim como outras bebidas alcoólicas e não alcoólicas. O “mito” sobre o excesso de calorias, geralmente, está ligado ao excesso e aos acompanhamentos, já que uma boa cerveja vem junto de um bom petisco, que, normalmente, é bem calórico, como frituras, pizzas e outras delícias. 

02. Não existe diferença entre chope e cerveja 

Mito → O produto é o mesmo, mas, no Brasil, existe diferenciação na nomeclatura. O chope é a versão fresca, que precisa de refrigeração para se manter conservada. A cerveja é pasteurizada e não tem a necessidade de se manter refrigerada, facilitando a venda em grande escala. 

03. O colarinho é importante 

Verdade → Toda cerveja produz espuma, algumas mais, outras menos, dependendo do estilo. O colarinho ajuda a manter a temperatura e também auxilia na liberação de aromas. Mas, por ser uma bebida democrática, Corrêa ressalta que ela é servida como o cliente preferir, afinal, errado mesmo é não beber cerveja. 

04. O copo de vê estar virada para servir 

Verdade → A forma correta é iniciar com o copo em 45 graus para ter o controle perfeito da vazão e da formação de espuma. 

05. Cerveja deitada gela melhor 

Mito → A melhor forma de gelar a cerveja é em pé por dois motivos: evitar o contato do oxigênio da garrafa com uma superfície maior de líquido, evitando a oxidação; e, no caso das cervejas não filtradas, fazer os resíduos suspensos acumularem no fundo da garrafa, tornando a bebida menos turva. 

06. Toda cerveja precisa ser servida bem gelada 

Mito Tudo depende do clima, do estilo de cerveja e do gosto pessoal. O ideal é nunca beber uma cerveja em temperaturas negativas, pois as papilas gustativas adormecem e não sentem todos os sabores. A Pilsen, clássica do churrasco de domingo, por exemplo, pode ser servida a zero grau, já uma Imperial Stout é indicada ser consumida a 12 graus. No geral, cervejas mais leves consumimos em temperaturas menores, e cervejas mais complexas e alcoólicas, em temperaturas maiores. 

07. A puro malte é melhor 

Mito → No Brasil, foi utilizado muito como marketing, pela ideia de que os cereais não maltados, como milho e arroz, em cervejas de larga escala, tem como finalidade a redução de custo. Nas cervejas belgas, por exemplo, existem muito cereais não maltados nobres para realçar e dar complexidade ao sabor, e isso não interfere na qualidade. 

08. Pode ser servida em qualquer copo 

Mito → Assim como no vinho, o copo é fundamental para ter uma boa experiência com a cerveja. Dependendo do estilo, ele pode realçar o aroma além de melhorar o visual da bebida. 

09. Cerveja escura é mais forte e a clara é mais fraca 

Mito O que define a cor da cerveja é o tipo de malte utilizado. As escuras utilizam malte torrado para atingir a cor, mas o que vai garantir o amargor é a concentração de lúpulo. Podemos ter bebidas escuras, como uma Dry Stout, mais leve do que uma IPA, por exemplo, que é clara, porém, muito mais lupulada. 

10. Existe diferença entre cerveja de garrafa e de lata 

Verdade → No geral, o líquido é o mesmo, porém, de acordo com Corrêa, a lata leva uma certa vantagem em alguns estilos, pois protege mais a bebida da exposição à luz, e isso, para alguns estilos, é aconselhável. A claridade causa um efeito chamado de lightstruck, quando os raios solares atingem a cerveja e causam um aroma desagradável. Geralmente, nas garrafas verdes e transparentes são mais perceptíveis, já nas marrons é mais sutil. Quando a ser mais saboroso ou não, o cervejeiro afirma que é muito relativo, porque existem marcas que aproveitam esse efeito para ter uma característica proposital em sua fórmula, que pode ser percebida nitidamente quando se bebe a versão em garrafa ou em lata. 

11. Cerveja pode ser consumida no inverno 

Verdade → No inverno, a melhor pedida são cervejas mais alcoólicas, para esquentar. Um exemplo é a Barley Wine, estilo inglês, com teor alcoólico que pode chegar a 12%. Imperial Stout e Quadrupel também são boas opções. Mas uma boa cerveja não tem hora nem clima. Além disso, assim como o vinho, rótulos podem ser envelhecidos em barris para dar complexidade ao sabor. 

(No jornal Zero Hora, julho de 2021)


Nenhum comentário:

Postar um comentário