domingo, 29 de agosto de 2021

Nunca discuta com burros!

 (Fábula)

O burro disse ao tigre: 

− A grama é azul! 

O tigre respondeu: 

− Não, a grama é verde! 

A discussão aqueceu, e os dois decidiram submetê-lo a uma arbitragem, e, para isso, concorreram perante o leão, o Rei da Selva. Já antes de chegar à clareira da floresta, onde o leão estava sentado em seu trono, o burro começou a gritar: 

− Sua Alteza, é verdade que a grama é azul? 

O leão respondeu: 

− Certo, a grama é azul. 

O burro se apressou e continuou: 

− O tigre discorda de mim e me contradiz e me incomoda, por favor, castigue-o. 

O rei então declarou: 

− O tigre será punido com cinco anos de silêncio. 

O burro pulou alegremente e seguiu seu caminho, contente e repetindo: 

− A grama é azul... 

O tigre aceitou sua punição, mas antes perguntou ao leão: 

− Vossa Majestade, por que me castigou? Afinal a relva é verde. 

O leão respondeu: 

− Na verdade, a grama é verde. 

O tigre perguntou: 

− Então, por que você me pune? 

O leão respondeu: 

− Isso não tem nada a ver com a pergunta de ser a grama é azul ou verde. O castigo acontece porque não é possível que uma criatura corajosa e inteligente como você perca tempo discutindo com um burro, e ainda por cima venha me incomodar com essa pergunta. 

A pior perda de tempo é discutir com o tolo que não se importa com a verdade ou com a realidade, mas apenas com a vitória de suas crenças e ilusões. 

Jamais perca tempo em discussões que não fazem sentido... Há pessoas que, por muitas evidências e provas que lhes apresentamos, não estão na capacidade de compreender, e outras estão cegas pelo ego, ódio e ressentimento, e a única coisa que desejam ter é razão mesmo que não a tenham. 

Quando a ignorância grita, a inteligência cala. 

Sua paz e tranquilidade valem muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário