domingo, 24 de dezembro de 2017

Agatha Christie,

o fim sem mistério da Rainha do Crime.


A escritora britânica Agatha Christie foi batizada de Agatha Mary Clarissa Miller. O sobrenome Christie veio do primeiro marido, o coronel Archibald Christie, com quem teve uma filha e se separou em 1928.

Agatha Christie é até hoje conhecida em todo o mundo como Duquesa da Morte ou Rainha do Crime.

A escritora foi mãe de personagens famosos da literatura policial. Foi Agatha quem criou o detetive belga Hercule Poirot e a simpática Miss Marple, personagens presentes em diversos livros da escritora.

Hercule Poirot aparece em 33 livros da escritora. Miss Marple foi inspirada na avó de Agatha.

O primeiro romance “O Misterioso Caso Styles”, foi resultado de um desafio lançado pela irmã, que acha que ela era incapaz de escrever um romance policial. A obra foi publicada em 1920, depois de ser recusada por seis editoras.

Agatha escreveu mais ou menos 70 romances e mais de uma centena de contos. Para quem acha que ela era produtiva, isso não é nada: além de romances e contos, ela escreveu cerca de 17 peças de teatro. Seus livros venderam mais de um bilhão de cópias em inglês, além de outro bilhão em outros idiomas.

Entre as manias da escritora estava comer maçãs na banheira e colecionar macaquinhos de pelúcia. Também gostava de nadar em mar aberto, inclusive em dias de tempestade.

Assim como muitas personalidades do mundo das artes (com Bertold Brecht, Jean Cocteau e Max Beckmann), Agatha Christie trabalhou como enfermeira durante a Primeira Guerra Mundial.

Agatha morreu no dia 12 de janeiro de 1976, de causas naturais em sua residência, nos arredores de Londres e aos 85 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário