terça-feira, 24 de setembro de 2019

Chefe X Líder

Qual é a gestão ideal?

Escrito por Henrique Carvalho


Chefe

Só se preocupa em ter a tarefa realizada em curto prazo.

Usa as pessoas.
  
Coloca-se na posição de superior.

Diz “eu”.

Controla pelo medo.

Toma o crédito.

Procura culpados.

Não aceita sugestões.

Deixa a equipe no escuro.

Quer controlar cada passo dos funcionários.

Reclama constantemente sem tomar uma ação.

Observa.

Manda.

Faz fofocas e elege favoritos.

Não conhece a equipe.

Procrastina as tarefas.

Pressiona e estressa os funcionários.

Prende todos a procedimentos imutáveis.

Chefes se frustram.

Líder

Investe nos membros da equipe a longo prazo.
  
Trabalha no desenvolvimento de cada membro da equipe.

Trata os membros da equipe com iguais.

Diz “nós”.

Conquista respeito e admiração.

Dá reconhecimento público.

Trabalha para corrigir o erro.

Ouve a ideia de todos.

Orienta claramente.

Demonstra confiança na equipe.

Toma uma atitude para melhorar a situação.

Ensina.

Participa.

Desaprova fofocas e procura unir a equipe.

Procura conhecer os talentos de cada um.

Foca em produtividade.

Motiva a equipe.

Encoraja a criatividade e inovação.

Líderes prosperam.

Aspectos da liderança

Pessoal: → O líder se preocupa em desenvolver sua capacidade de gestão da equipe.

Sustentação: → Protege a equipe, luta por recursos, dá feedbacks.

Contextual: → Constrói uma identidade para o time deixando claros a missão, papéis e práticas de cada um.

Direcionamento: → Instrui e tem uma liderança ativa para quem tem pouca ou nenhuma experiência.

Motivacional: → É uma fonte de otimismo e entusiasmo.

Compartilhamento e liderança: → Quando um membro da equipe demonstra experiência em uma tarefa, o líder delega a liderança do assunto.

O que torna uma pessoa um chefe ou um líder?

Qual é a grande diferença?

Uma equipe precisa de uma liderança, alguém que irá tomar a frente dos projetos e orientar todos os envolvidos.

Um chefe pode ser a pessoa responsável pelo trabalho a ser realizado, mas a forma como guia o time por esse processo não é nada saudável, e deixa as pessoas frustradas e estressadas.

O melhor rendimento de qualquer equipe é encontrado através da função de um líder que busca o melhor de cada um dos envolvidos e coloca o projeto e o profissionalismo acima de vaidades pessoais.

Liderar um grupo não é uma tarefa fácil, mas precisamos sempre tomar o cuidado de não cair em maus hábitos que nos tornam o tão odiado chefe.

Todo chefe tem capacidade de crescer para se tornar um líder, e consequentemente melhorar os resultados e satisfação de sua equipe.

Mas para isso é importante identificar as características que são um problema e precisam ser melhoradas.

Para isso montamos para você um infográfico com os principais aspectos de um chefe em comparação a um líder.

Se você identificar comportamentos típicos de um chefe, é bom prestar atenção no seu time e nos seus projetos, pois as chances são grandes de seus funcionários estarem infelizes e o trabalho não estar atingindo o potencial que poderia.

“O líder é aquele que conhece o caminho,
percorre o caminho e mostra o caminho.”
John C. Maxwell


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