segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Palavras de grandes homens sobre as mães



Não existe no mundo travesseiro mais macio que o colo de minha mãe, nem rosa mais bonita que a sua boca sorridente. (Shakespeare)

Deus não pode estar em toda parte: por isso fez as mães. (Provérbio judaico)

Devo à minha mãe tudo que consegui de vitórias e glória porque meu sucesso foi fruto de seus princípios antigos e de sua alma sublime. (Napoleão)

Uma onça de mãe vale mais que uma tonelada de pai. (Provérbio espanhol)

Sinto-me mais seguro no colo de minha mãe que na cama do Senhor. (Provérbio estoniano)

As mulheres são fracas. Mas as mães são fortes. (Vitor Hugo)

O amor da mãe de Judas por seu filho era menor que o amor de Maria por Jesus? (Gibran Khalil Gibran)

Pode-se secar num coração a seiva de todos os amores; nunca se extinguirá o amor materno. (Júlio Dantas)

À sua filha, que se justifica por ter fugido de casa com o amante, a senhora Gamelin responde: “Minha pobre menina, não tens necessidade de justificar-se aos meus olhos. Sou tua mãe. Para mim, serás sempre inocente.” Anatole France, Les dieux ont soif)

Eu vi a minha mãe rezando
aos pés da Virgem Maria.
Era uma santa escutando
o que outra santa dizia.

(Barreto Coutinho)

Diante de uma mulher, nunca esqueças tua mãe. (Constâncio C. Virgil)

O pai tem um coração; a mãe tem dois. (Mikhail Naimy)

Ambição de mãe. Um fisionomista olhou para o rosto de Muauia quando ainda pequeno e disse: “Vejo que este menino há de governar a sua tribo.” Ouvindo-o, a mãe de Muauia retrucou: “Prefiro vê-lo morto na vê-lo governar somente a sua tribo.” A ambição materna cumpriu-se. Muauia chegou a ser o califa dos muçulmanos e um dia dos maiores estadistas da história

Perguntada a uma mãe qual dos seus filhos amava mais. Respondeu: “O pequenino até que cresça; o enfermo até que cure; o ausente até que volte.” (Al-Asfahani)

Pode-se achar uma segunda pátria, mas nunca uma segunda mãe. (Leoni Kuseff)

A mãe de um homem assassinado dorme; mas, não a mãe de um assassino. (Ditado árabe)

A palavra mais suave que os lábios humanos podem pronunciar é a palavra mãe. A mais bela invocação é “Mamãe!” Uma palavra ao mesmo tempo pequena e imensa, cheia de esperança, de amor e de ternura. A mãe é tudo nesta vida: consolo na aflição, luz na esperança, força na derrota. É a fonte da piedade e da compaixão. Quem perde sua mãe perde um peito onde reclinar a cabeça, e uma mão que o abençoa, e um olho que o protege... (Gibran Khalil GIbran, Asas Partidas)

Do livro “Belíssimas Páginas da Literatura Universal”,
de Mansour Challita.

Um comentário:

  1. Não precisa ser grande homem...
    Quando nos referimos a Pessoa mais importante ,mais amada , a mais sábia.
    MÃE, só quer nosso bem.

    ResponderExcluir