sábado, 7 de novembro de 2020

A pérola negra do Luiz Melodia

 

No programa Samba na Gamboa, Luiz Melodia contou ao apresentador, Diogo Nogueira, que um dia levou o poeta Waly Salomão a uma roda samba no Morro de São Carlos, no Estácio. Lá, Waly conheceu um gay muito simpático chamado Adilson de apelido Pérola Negra. O poeta sugeriu a Luiz Melodia que fizesse uma música em sua homenagem, Luiz já uma tinha uma letra feita em outro contexto artístico. Resolveu, então, colocar apenas o nome do personagem na música sem nada a ver com o conteúdo do poema musicado.

                                                       NSM

É assim que começa Pérola Negra, espantosa canção de amor, no dizer de Tárik de Souza, canção que confessa a incerteza e o dilema deste sentimento. Quando Torquato Neto e Waly Salomão ouviram Luiz Melodia cantar estes versos, foram logo mostrar a canção para Gal Costa, que a gravou em seguida em seu LP Gal a todo vapor (1971). Foi desta forma inquietante e sincera que o Brasil conheceu Pérola Negra. Luiz Melodia, cantor e compositor apesar de ter nascido no morro do Estácio, berço do samba carioca e de Ismael Silva, era bamba, mas não era sambista.

Pérola Negra

 Luiz Melodia* 

Tente passar pelo que estou passando.
Tente apagar este teu novo engano.
Tente me amar, pois estou te amando.
Baby, te amo, nem sei se te amo.
 

Tente usar a roupa que estou usando.
Tente esquecer em que ano estamos.
Arranje algum sangue, escreva num pano:
“Pérola negra, te amo, te amo”.

Rasgue a camisa, enxugue meu pranto,
Como prova de amor mostre teu novo canto.
Escreva num quadro em palavras gigantes:
“Pérola Negra, te amo, te amo”.
 

Tente entender tudo mais sobre o sexo.
Peça meu livro querendo eu te empresto.
Se inteire da coisa sem haver engano,
Baby, te amo, nem sei se te amo.

Baby, te amo, nem sei se te amo.
Baby, te amo, nem sei se te amo.


* Filho do sambista e compositor Oswaldo Melodia, de quem herdou o nome artístico, cresceu no morro de São Carlos no bairro do Estácio. Foi casado com a cantora, compositora e produtora Jane Reis de 1977 até sua morte, e era pai do rapper Mahal Reis (1980). Em Lançou seu primeiro LP em 1973, Pérola Negra.

 Luiz Carlos dos Santos (Rio de Janeiro, 7 de janeiro de 1951 − Rio de janeiro, 4 de agosto de 2017, mais conhecido como Luiz Melodia, foi um ator, cantor e compositor brasileiro de MPB, rock, blues, soul e samba. Filho do sambista e compositor Oswaldo Melodia, de quem herdou o nome artístico, cresceu no morro de São Carlos no bairro do Estácio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário