quarta-feira, 25 de novembro de 2020

O que é um autodidata?

 

Segundo o Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa, de Celso Pedro Luft, autodidata é quem se instrui por si próprio, sem auxílio de professores. 

Autodidática (também conhecido como autodidaticismo) é o ensino pela autoeducação ou autodirecionamento. Um autodidata geralmente é uma pessoa que aprendeu algo sozinha, tipicamente um entusiasta de alguma área do conhecimento. Tal habilidade tem levado ao sucesso pessoas famosas e de certo prestígio. 

Uma pessoa pode se tornar um autodidata em qualquer etapa de sua vida. Enquanto algumas pessoas preferem ser ensinadas de uma maneira convencional em um campo do conhecimento particular, os autodidatas escolhem por educarem-se em outras áreas, geralmente não estudadas. É preciso ressaltar que este processo de ensino não é, necessariamente, um processo fundamentalmente individual. Alguns autodidatas gastam uma grande quantia de tempo em bibliotecas ou em sítios educativos. Muitos, de acordo com seus planos de ensino, avaliam-se a si mesmo através de referenciais como membros de família, amigos e outros (apesar de que puramente falando, esta avaliação não faz parte da autodidática). De fato, o termo 'autodidata' é usado como figura de linguagem amplamente, podendo até ser confundido com 'educado de maneira não-convencional', o que é completamente diferente. 

Os livros que uma pessoa lê, as influências humanas, as viagens, os contactos políticos, os sofrimentos, as derrotas e as vitórias, formam o caráter de um indivíduo. Ele aprende tudo errando e acertando, escolhendo os melhores exemplos para tomar o caminho correto de sua evolução intelectual. 

Os melhores músicos brasileiros nunca frequentaram um Conservatório, isto serve para praticamente todos os grandes artista de nosso país. 

Grandes autodidatas brasileiros  

Entre os nossos mais famosos autodidatas poderíamos citar, entre milhares, Machado de Assis, Érico Veríssimo, Millôr Fernandes, Luís Fernando Veríssimo, Olavo Bilac (Cursou Medicina e Direito, mas não concluiu nenhum curso), Mário Quintana e tantos outros grandes nomes da cultura brasileira. 

Portanto, autodidata é alguém que aprende fazendo, tendo contacto com pessoas importantes, escolhendo a mais competente para ocupar uma função, esperando que essa pessoa faça o que lhe for determinado da melhor forma possível.

P.S. Ao ler diariamente este Almanaque Cultural Brasileiro, você está se instruindo em vários temas da cultura em geral...


Um comentário: