segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Exames que os homens devem fazer

Médicos indicam os check-ups de saúde necessários em cada faixa etária.

Entre nove e 11 anos 

Triagem para dislipidemias (elevação de colesterol e triglicerídeos no plasma ou a diminuição dos níveis de HDL que contribuem para a aterosclerose): coleta de sangue para medidas que incluem colesterol total, triglicerídeos, HDL e LDL. 

Entre 11 e 14 anos 

Vacina HPV: vale conversar com o pediatra ou urologista sobre a imunização. Segundo o Ministério da Saúde, os HPVs são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Há mais de 150 tipos diferentes, dos quais 40 podem infectar a região genital e provocar câncer, como de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe, e outros podem causar verrugas genitais. Os principais vírus são combatidos com duas doses de vacina, disponíveis gratuitamente pelo SUS. 

A partir dos 20 anos 

Hemograma: consegue dar uma visão sistêmica do corpo, permitindo identificar sinais de doenças ou disfunções. Obesos e hipertensos devem fazer anualmente. Recomendado a cada três anos até os 40 anos. Depois, deve ser anual. 

Exame de glicemia: mede a nível da glicose no sangue. Obesos e hipertensos devem fazer anualmente. Recomendado a cada três anos até os 40. Depois, deve ser anual. 

Exame de colesterol: observa os níveis de Colesterol Total (CT), Triglicerídeos (TG) e Colesterol da Lipoproteína HDL (HDL-C) e principalmente o LDL. Obesos e hipertensos deve fazer anualmente. Recomendado a cada três anos até os 40 anos. Depois, deve ser feito anualmente. 

Dosagem de creatinina: confere o funcionamento dos rins. Obesos e hipertensos devem fazer anualmente. Recomendado a cada três anos até os 40. Depois, deve ser anual. 

Transaminase, TGO e TGP: avalia o fígado. Obesos e hipertensos devem fazer anualmente. Recomendado a cada três anos até os 40. Depois, por ano. 

Autoexame nos testículos: realizar pelo menos a cada seis meses, para detectar a presença de nódulos. Casos de câncer costumam ser facilmente curáveis na fase inicial. 

A partir dos 30/35 anos 

Eletrocardiograma básico: detecta arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio e outros diagnósticos. Permite avaliação da atividade cardíaca em repouso. 

Exame de TSH: identifica doenças da tireóide. Recomendado a cada cinco anos. 

A partir dos 40 anos 

Teste ergométrico (de esforço): estima o risco cardiovascular, a frequência cardíaca, o ritmo cardíaco, a pressão arterial e outros parâmetros cardiológicos. É realizado com o paciente caminhando ou correndo em uma esteira rolante ou pedalando em uma bicicleta ergométrica. 

Ecocardiograma: avalia a parte mecânica e funcional do coração e analisa as válvulas internas. Realizado conforme decisão clínica. 

Ecografia abdominal total: visualiza órgãos internos, como fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, útero, ovário, bexiga e próstata. Recomendado a cada dois anos. 

Ecodopler de carótidas: para pacientes com histórico familiar de pressão alta, diabetes, colesterol alto e casos de AVC. Exame complementar de diagnóstico que mostra a anatomia e circulação nas artérias carótidas e vertebrais (que fornecem sangue para o cérebro). Avalia idade vascular e complementar a estratificação de risco. Indicada a cada dois anos. Em caso de placas significativas, anualmente. 

Exames de laboratório: creatinina, ureia, tireoide, glicose, colesterol, triglicerídeos, de urina e de fezes − deve ser realizado anualmente. 

Avaliação dermatológica: avaliação dermatológica: previne o câncer de pele. 

Preste atenção! 

Lembre-se do hemograma e dos exames de glicemia, colesterol, creatinina e transaminase, que a partir dos 40 anos devem ser feitos anualmente. 

A partir dos 50 anos 

Urologista: discutir questões relacionadas à disfunção erétil, em caso de ocorrência. 

Colonoscopia: se tiver sintoma intestinais ou histórico familiar de pólipos ou câncer de intestino precoce (antes dos 60 anos), realizar antes dessa idade. Deve ser rotineira a cada cinco anos. 

Eletrocardiograma em repouso: detecta arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio e outros diagnósticos. Deve ser feito anualmente. 

Teste ergométrico (de esforço): anual em pacientes de risco intermediário e a cada dois anos em pacientes de baixo risco. 

Densitometria óssea: verificar a ocorrência de osteoporose. 

Teste de Vitamina D e Vitamina B12: deve ser realizado a cada dois anos. 

Escore de cálcio coronário: quantifica a presença de cálcio nas artérias do coração. Utilizado em pacientes de risco intermediário, com obesidade, hipertensão, diabetes e histórico familiar, em que outros métodos de estratificação tenham resultados conflitantes. 

Angiotomografia de coronárias: exame de diagnóstico por imagem para evidenciar características arteriais. Cateterismo virtual. 

A partir dos 45 anos até os 75 

→ Consulta com urologista: o especialista deve ser visitado anualmente para averiguar a próstata. O tamanho normal é de até 30 gramas. Homens da raça negra ou com histórico de câncer de próstata devem consultar a partir dos 45 anos. 


(Caderno Vida de Zero Hora, novembro de 2020)


Nenhum comentário:

Postar um comentário