domingo, 22 de novembro de 2020

As camisas brasileiras

 
A camisa acima, só mudando o formato da gola,

foi usada nas Copas de 1930, 1938 e 1950. 

A camisa da seleção brasileira é conhecida e respeitada nos quatro cantos do planeta. O mundo inteiro idolatra a seleção canarinho. A curiosidade é que, antes dos anos 1950, éramos no máximo a seleção "pombinho". Sim, nossas camisas amarelas são recentes. Até a Copa de 1950, o Brasil jogava quase que inteiramente de branco.

A primeira partida oficial da seleção aconteceu em 1914 e o uniforme brasileiro era totalmente branco, com alguns detalhes em azul nas mangas e meias pretas. Como segundo uniforme, o Brasil chegou até a jogar com um inexplicável uniforme vermelho, no Campeonato Sul-Americano de 1917.

A partir de 1920, o Brasil começou e ter seu uniforme fixo, com poucas mudanças. A camisa era branca com alguns detalhes em azul. Azul também era a cor dos calções, mas os meiões eram negros. Foi assim que o Brasil disputou as três primeiras Copas do Mundo, em 1930, 1934 e 1938.

A Segunda Guerra Mundial começou, a Copa do Mundo parou e só foi voltar em 1950, no Brasil. Quem voltou também foi o uniforme totalmente branco, com meias, calções e camisa da mesma cor. Com a trágica derrota para o Uruguai na final, o uniforme branco foi abandonado de uma vez por todas, com fama de azarado, pé-frio.

Mas, como escolher o novo uniforme? A CBF, na época CBD, promoveu, no jornal Correio da Manhã, um concurso aberto para o público com o objetivo de escolher o novo manto de uma seleção, até então sem identidade. A única regra do concurso era a de que o uniforme teria de conter as cores da bandeira brasileira (azul, amarelo, verde e branco).

O gaúcho Aldyr Schlee, que tinha 19 anos na época, foi o vencedor. O belo uniforme tinha o calção azul, a camisa amarela com detalhes em verde e o escudo da CBD no peito. Finalmente, o manto da seleção tinha a cara do Brasil. Nascia a seleção canarinho. A curiosidade é que Schlee, criador da camisa, nasceu a menos de 1 km da fronteira com o Uruguai e sempre torceu pela Celeste Olímpica. 


O primeiro uniforme canarinho da Seleção Brasileira. 

O segundo uniforme, a partir de 1958 da Seleção 

Quando a seleção do Brasil começou a usar o uniforme azul?

Na final da Copa de 1958, Brasil e Suécia usavam uniformes iguais. Por isso, houve um sorteio para decidir quem usaria o uniforme reserva. O Brasil perdeu o sorteio e deveria usar um uniforme azul. Só que as camisas não eram oficiais. Foram compradas em Estocolmo, e, depois, bordados os números e os escudos.

O chefe da delegação, Paulo Machado de Carvalho, não perdeu a pose e disse aos jogadores: “Era isso que eu queria: jogar de azul. Nossa Senhora Aparecida está conosco.” Azul é a cor do manto de Nossa Senhora. Como o Brasil venceu a final e conquistou seu primeiro título, o azul foi oficializado como uniforme número 2.


Nenhum comentário:

Postar um comentário