sábado, 22 de janeiro de 2022

O engraxate

 

Todas as manhãs, o CEO, de um grande banco em Manhattan, vai até a esquina onde um engraxate está sempre. Ele se senta na cadeira, lê o Wall Street Journal, e o engraxate dá aos seus sapatos uma aparência brilhante e ótima. 

Certa manhã, o engraxate pergunta ao CEO: 

– O que você acha da situação do mercado de ações? 

O Diretor pergunta a ele com arrogância: 

– Por que você está tão interessado nesse assunto? 

– Tenho um milhão de dólares em seu banco e estou pensando em investir parte do dinheiro no mercado de capitais. 

– Qual é o seu nome? – pergunta o Diretor. 

– John H. Smith. 

O Diretor chega ao banco e pergunta ao Gerente do Departamento de Cliente: 

– Temos um cliente chamado John H. Smith? 

– Certamente, responde o Gerente de Atendimento, é um cliente muito estimado que tem um milhão de dólares em sua conta. 

O diretor sai, se aproxima do engraxate e diz: 

– Senhor Smith, peço que na próxima segunda-feira seja o convidado de honra de nossa reunião de diretoria e nos conte a história de sua vida. Tenho certeza de que teremos algo a aprender com você. 

Na reunião do conselho, o Diretor Executivo o apresenta aos membros do conselho: 

– Todos nós conhecemos o Senhor Smith, que faz nossos sapatos brilharem. Mas o Senhor Smith também é nosso estimado cliente, com um milhão de dólares em sua conta. Eu o convidei para nos contar a história de sua vida. Tenho certeza que podemos aprender muito com ele. 

O senhor Smith começou sua história: 

– Vim para este país há cinquenta anos como um jovem imigrante da Europa com um nome impronunciável. Saí do navio sem um tostão no bolso. A primeira coisa que fiz foi mudar meu nome para John H. Smith. Eu estava com fome e exausto. Comecei a vagar em busca de trabalho, mas sem sucesso. De repente, encontrei uma moeda de um dólar na calçada. Comprei uma maçã. Eu tinha duas opções: comer a maçã e saciar minha fome ou abrir um negócio. Vendi a maçã por dois dólares e comprei duas maçãs com o dinheiro. Quando comecei a acumular dólares, consegui comprar um conjunto de pincéis e esmaltes usados e comecei a limpar sapatos. Não gastei um centavo com diversão ou roupas, só comprei pão e queijo para sobreviver. Economizei centavo a centavo e, depois de um tempo, comprei um novo conjunto de pincéis e pomadas para sapatos em tons diferentes e aumentei minha clientela. Eu vivia como um monge e economizava centavo por centavo. Depois de um tempo, consegui comprar uma cadeira para que meus clientes pudessem sentar-se confortavelmente enquanto eu limpava seus os sapatos, o que me trouxe mais clientes. Não gastei um centavo com os prazeres da vida. Continuei economizando cada centavo. Há alguns anos, quando o engraxate da esquina decidiu se aposentar, eu já havia economizado dinheiro suficiente para comprar o ponto dele que era um lugar melhor que o meu. Finalmente, três meses atrás, minha irmã, que era uma prostituta em Chicago, faleceu e me deixou um milhão de dólares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário