quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

O espelho

 

Quando era pequeno, durante a guerra, éramos muito pobres e vivíamos num vilarejo distante. Certo dia, na estrada, encontrei os pedaços partidos de um espelho. Uma motocicleta alemã tinha tido um acidente naquele lugar. 

Tentei encontrar todos os pedaços e juntá-los, mas não era possível. Então guardei apenas o pedaço maior, que esfreguei numa pedra, fazendo-o ficar redondo. Comecei a brincar com ele e fiquei fascinado ao descobrir que podia refletir a luz em lugares escuros, onde o sol nunca brilhava: em buracos profundos, fendas e armários. Aquilo tornou-se um jogo para mim, levar luz aos lugares mais inacessíveis que conseguia encontrar. 

Guardei o espelhinho e, à medida que ia crescendo, tirava-o do bolso nos momentos que tinha livres e continuava com o desafio do jogo. Quando me tornei adulto, comecei a entender que aquilo não era só uma brincadeira de criança, mas uma metáfora do que eu poderia fazer com a minha vida. Acabei por perceber que não era a luz ou a fonte da luz. A luz – a verdade, a compreensão, o conhecimento – estava ali e iria iluminar muitos lugares se eu a refletisse. 

Sou apenas o fragmento de um espelho do qual não conheço a forma nem a finalidade. Mesmo assim, com o que tenho, posso refletir a luz nos lugares escuros deste mundo, sobretudo nos corações dos seres humanos, e posso mudar algumas coisas em certas pessoas. Talvez outros me vejam fazer isso e façam o mesmo. É para isso que vivo. É este o significado da minha vida. 

Robert Fulghum 

Do Blog Histórias em Português, um blog onde o Clube das Histórias coloca histórias de que gosta e que quer partilhar. Sirva-se e dê-lhes vida! Quer também recebê-las por e-mail? Procura histórias sobre um algum tema ou para um fim específico? Escreva-nos! clubecontadores(at)gmail.com Os nossos objetivos são unicamente pedagógicos, sem qualquer interesse financeiro. 

P.S. Como também é o objetivo deste Almanaque Cultural Brasileiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário