sábado, 30 de abril de 2022

Caminhos

 Matheus Piccini*

Quem nunca tomou caminho errado, que atire a primeira pedra. Mesmo um caminho errôneo tem o poder de nos tornar mais fortes. Existem muitos tipos de caminhos. Alguns avançam por uma trilha em meio a natureza. Outros têm a aparência de uma estrada sinuosa e estreita, cheia de pedras e buracos. 

Se o mar calmo nunca fez bom marinheiro, como diz o ditado, um caminho só de retas e fácil de trilhar, pode acabar tornando a pessoa mais frágil para enfrentar os dias amargos. Sim, eles existem mesmo na vida daqueles que andam por caminhos luxuosos. Ainda existem aqueles que, na maioria das vezes, tomam atalhos, porém, cuidado com os atalhos. Ao mesmo tempo em que eles encurtam a distância entre nós e nossos objetivos, acabamos por perder andanças essenciais para a nossa construção. São nos momentos de dificuldade, quando nos deparamos com aquela pedra enorme entre nós e o destino, que mais aprendemos. Trilhem seus caminhos, de cabeça erguida, pois o importante nunca foi a linha de chegada, mas sim o caminho. É ele que nos molda, que vai construir nossa determinação. 

******* 

(No Correio do Povo, 30 de abril de 2022)

* Matheus Piccini é Fotojornalista formado pela FAMECOS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, fez esse trabalho para o Correio do Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário